Comerciantes demonstram otimismo para vendas de Natal em Brusque
Antecipação na decoração de lojas e venda de produtos natalinos são reflexos na expectativa de melhora na economia
Antecipação na decoração de lojas e venda de produtos natalinos são reflexos na expectativa de melhora na economia
Conforme a tradição, a montagem da árvore de Natal ocorre em 30 de novembro. Contudo, no aquecimento do comércio para a festividade natalina inicia mais cedo. Em Brusque, é comum encontrar lojas decoradas em meados de novembro, sem contar a venda antecipada de decoração. Para este ano, a empolgação com a data vem do otimismo do aumento das vendas.
É o caso da Havan, que antecipou para o mês de outubro o início das vendas de decorações natalinas. De acordo com o gerente comercial da loja, Anderson Vieira da Silva, a venda iniciou no Dia das Crianças, em 12 de outubro.
“A procura faz a loja antecipar a venda dos produtos. Os clientes têm a vontade de antecipar a decoração em casa”, explica.
Além disso, segundo ele, quanto mais cedo iniciar as compras da decoração, maior a possibilidade conseguir produtos diferenciados. “Quanto mais perto do Natal, menor é o número de opções”, indica.
A estratégia traz bons resultados para a loja. Silva destaca que em um mês, a venda foi 30% maior do que o mesmo período no ano passado.
“Foi surpreendente, estamos com uma temática diferente, além de enfoque nas redes sociais e ações internas, como a presença do Papai Noel e os ajudantes”, conta. A expectativa é de fechar o ano com crescimento de 50% de vendas de produtos natalinos.
Além da oferta de produtos, é possível encontrar diversos estabelecimentos decorados, como o Shopping Gracher, que abriu a decoração durante o feriadão da Proclamação da República, em 15 de novembro.
Segundo a superintendente do shopping, Gisela Gracher Stieven, o período para o início da decoração é o mesmo nos últimos anos.
Contudo, a chegada do Papai Noel ocorre apenas no fim do mês, comumente no último sábado de novembro. Segundo Gisela, é o ideal. “Mais cedo que isso, não é legal. Teve um ano que a gente antecipou para outubro e não ficou bacana, fica cansativo e fora de época”, comenta.
Sobre as vendas até o Natal, a expectativa para Gisela é positiva para este ano. “Estamos tendo um ‘boom’ no comércio, uma reagida, e a gente acredita que teremos um incremento nas vendas deste Natal”, avalia.
De acordo com o presidente da CDL de Brusque, Fabrício Zen, é estimado que sejam injetados R$ 60 milhões no comércio e setor de serviços, no Brasil, neste fim do ano.
Ele também comenta os resultados de pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC). O estudo aponta que 66,84% dos comerciantes acreditam no crescimento das vendas para esse ano, em relação ao ano anterior.
Deste número, para 46,94% o crescimento deve ser de até 5%, enquanto 25,51% acreditam em 10%. A pesquisa foi realizada com os associados das 20 cidades de maior potencial econômico do estado.
“O reflexo também será positivo em nossa cidade. Tanto em aumento nas contratações temporárias, quanto nas vendas de fim de ano”, comenta.
Ele também ressalta que aumentou o número de consultas em CPF e CNPJ, que está 35% maior que no mesmo período do ano passado, o que reflete a busca do consumidor por crédito nos comércios da cidade.
“Destas consultas, duas em cada 10 pessoas estão negativadas no SPC, um indicador menor que o nível nacional que fica entre três a quatro pessoas”, avalia.
Segundo Zen, em Brusque, as estatísticas apontam que no mês de outubro e novembro, o número de quitação de dívidas foi maior que o número de registros.
“Ou seja, o consumidor está procurando quitar suas pendências para resgatar seu crédito na praça. Quem passa pelas ruas da cidade consegue notar que nossos lojistas já levaram o clima natalino para dentro de seus estabelecimentos. Além disso, várias promoções específicas para essa data do ano também devem contribuir para o aumento no número de vendas”, finaliza.
O otimismo também é demonstrado pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Brusque, Marcelo Gevaerd. Para ele, esta época do ano sempre é positiva para a economia, pois o brasileiro tem a cultura de presentear, além de bons índices de contratação na cidade.
“Isso já faz parte do ser humano. Acreditamos também que a economia está um pouco melhor e em um dezembro bom, que talvez seja um dos melhores natais dos últimos anos. Esperamos que seja”, completa.