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Comércio de Brusque está otimista com as vendas na Black Friday

Entidades sugerem que lojas funcionem até as 20h nesta sexta-feira para evitar aglomerações

Nesta sexta-feira, 27, acontece mais uma edição da Black Friday, dia dedicado a promoções em lojas de todos os segmentos. A data, que é importada dos Estados Unidos, com o passar dos anos tem se popularizado cada vez mais no Brasil.

Em Brusque não é diferente. Lojistas de vários segmentos estão bastante otimistas com as vendas na data. O presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, destaca que a cada ano mais comércios têm aderido à data na cidade, oferecendo mais opções para os consumidores.

“Muitos aproveitam para fazer o mês inteiro, a semana, outros fazem só no dia. A cada ano está crescendo mais, vemos muitas lojas participando. É uma data que já está fixada no nosso calendário”.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fabrício Zen, também destaca que a expectativa dos comerciantes é de boas vendas nesta sexta-feira, considerando todo o momento de pandemia que a cidade enfrenta.

“Grande parte dos associados se mostraram otimistas pela oportunidade de vendas e também confirmaram que estarão com suas lojas em atendimento especial na Black Friday”.

Gevaerd ressalta que as vendas na Black Friday correspondem a, no mínimo, o dobro das vendas de um dia comum para os lojistas. “Dependendo da loja e de como é feita a promoção, vende três, quatro vezes mais”.

O presidente do sindicato observa ainda que a Black Friday marca o início da temporada de Natal para o comércio, já que muitas famílias aproveitam a data para antecipar as compras natalinas.

Produtos mais desejados

O presidente da CDL destaca pesquisa feita pela Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) que aponta que 61% dos consumidores pretendem fazer compras nesta Black Friday.

Os itens mais procurados devem seguir o cenário dos anos anteriores: roupas (42%), calçados (31%), smartphones (22%), eletrodomésticos (22%) e eletrônicos (20%). Segundo a estimativa nacional, o ticket médio do consumidor neste período gira em torno de R$ 900.

Horário estendido

Com a pandemia da Covid-19, os clientes devem redobrar os cuidados na hora de aproveitar as promoções, respeitando todas as regras sanitárias e de prevenção.

Para evitar as aglomerações características da data, o Sindilojas e a CDL recomendam que os comerciantes trabalhem com o horário estendido nesta sexta-feira.

A sugestão é que as lojas atendam até as 20 horas. “Grande parte da nossa população trabalha em horário comercial e para que todos possam aproveitar as condições especiais com segurança é importante estender esse horário de atendimento, evitando aglomerações no horário do almoço ou fim do expediente, por exemplo”, explica Zen.

Procon dá dicas para aproveitar a Black Friday

O Procon/SC preparou uma série de dicas para tranquilizar e orientar os consumidores, a fim de evitar fraudes durante a Black Friday.

A primeira dica é pesquisar bem, para evitar comprar em lojas que elevam os preços antecipadamente para depois oferecer o desconto. Se houver aumento de preços, eles terão que ser justificados pelos estabelecimentos.

O órgão lembra que caso o consumidor flagre algum tipo de fraude ou propaganda enganosa, o cidadão deve comparecer ao Procon, levando os documentos pessoais e um que comprove a fraude, seja uma nota fiscal ou imagem, para abrir uma reclamação. Também é possível fazer a reclamação no site www.consumidor.gov.br. Confira:

  • É importante acompanhar os preços dos produtos que deseja adquirir antes da Black Friday, anotando preços e guardando as informações da pesquisa (telas, folhetos), incluindo site e data da pesquisa. Assim, caso haja fraude, você terá como comprovar;
  • Cuidado com compras de sites estrangeiros, as regras do Código do Consumidor não se aplicam se o site não tiver representantes no Brasil;
  • Consulte sempre a página oficial da loja;
  • Verifique a reputação do fornecedor;
  • O consumidor que realizar a compra pela internet ou telefone terá direito ao prazo de arrependimento, que é de sete dias a partir da entrega do produto. Neste caso, o consumidor pode devolver o produto e receber o dinheiro de volta;
  • Nenhuma empresa é obrigada a realizar a troca caso não haja dano no produto. Por isso, verifique antecipadamente a política de troca da loja.