Comércio de rua de Brusque vai abrir no horário normal no feriado de Corpus Christi
Apesar de não haver obrigatoriedade, maioria dos lojistas devem abrir as portas
Apesar de não haver obrigatoriedade, maioria dos lojistas devem abrir as portas
A maioria das lojas do comércio de rua de Brusque e Guabiruba deve abrir no feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 11. O incentivo aos comerciantes foi feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas).
O horário de funcionamento das lojas deve ser o normal dos dias de semana. O presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, explica que a medida veio para tentar diluir o movimento esperado para a sexta-feira, 12, Dia dos Namorados.
“Nossa maior preocupação é que dê muita gente nas lojas dia 12. A CDL e o Sindilojas pensaram em abrir no feriado para que não tenha uma sexta-feira de muito movimento dentro das lojas e, por causa da pandemia, seja mais tranquilo”, destaca.
Gevaerd lembra que praticamente todas as grandes cidades de Santa Catarina estarão também com o comércio aberto no feriado, como Blumenau, Balneário Camboriú e Itajaí.
De acordo com pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC), para 58% dos associados, a expectativa de vendas do comércio para o dia dos Namorados deve ser igual ou melhor do que o mesmo período em 2019. Segundo a mesma pesquisa, o gasto médio das compras deve variar entre R$ 51 a R$ 100.
Fabrício Zen, presidente da CDL, lembra que os lojistas não são obrigados a abrir por conta do feriado.
“Claro que é sempre uma sugestão, mas as duas entidades estão se esforçando para buscar essa união dos lojistas, no sentido de abrir o comércio para dar essa condição ao consumidor de fazer suas compras com segurança”.
O presidente do Sindilojas afirma que a maioria dos comerciantes concordou com a medida. “Pelo que estamos escutando, muitas lojas vão aderir e vão estar abertas. A expectativa é bem grande e estamos fazendo bastante divulgação em cima disso”.
Ele lembra que, de acordo com nossa convenção do trabalho das cidades, o comércio não tem restrições para abertura no feriado.
“Cada lojista tem que conversar com os seus funcionários. Reforçamos que os empresários sigam as regras de segurança em relação ao coronavírus e também as questões trabalhistas”.
Os segmentos que demonstram maior potencial de vendas, segundo os participantes da pesquisa da FCDL-SC, são o de vestuário e calçados (30,4%), seguido por perfumes/cosméticos (14,3%) e chocolates (11,5%).