X
X

Buscar

Cometa verde poderá ser visto a partir desta quarta-feira no Brasil

Última vez que ele passou pela Terra faz 50 mil anos

O Cometa C/2022 E3 (ZTF) poderá ser visto a olho nu no Brasil a partir desta quarta-feira, 1º, até o dia 10. A última vez que ele passou pela Terra faz 50 mil anos.

O cometa verde, como também é chamado, esteve em máxima aproximação do Sol, o periélio, em 12 de janeiro. Ele estará no perigeu, quando é registrada a aproximação máxima da Terra, entre 1º e 2 de fevereiro, mas ainda poderá ser visto até o dia 10. Ele poderá ser visto em todo hemisfério sul.

O corpo celeste foi descoberto em março do ano passado, pelo programa Zwicky Transient Facility (ZTF), que opera o telescópio Samuel-Oschin, na Califórnia. Essa é a primeira vez que ele irá passar pela terra após 50 mil anos.

Dicas para observar

Sites e aplicativos de astronomia como Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium pode ajudar a saber qual horário de visibilidade na sua região e a posição do cometa.

De acordo com o astrônomo Dr. Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, “para observar o cometa, o melhor é usar binóculos, que facilitarão a observação desse visitante ilustre. Além disso, é importante destacar que não é uma tarefa tão fácil achar um cometa no céu”.

Leia também:

1. Brusquense com autismo ganha prêmio de melhor atriz em festival de cinema
2. Subtenente do Corpo de Bombeiros de Brusque, Claudecir Carneiro morre aos 48 anos
3. Parede do Shopping Gracher se transforma em mural gigante no Centro de Brusque
4. Há anos abandonada, cachoeira do Merico será concedida à iniciativa privada em breve
5. Fevereiro inicia com previsão de aumento do calor para Brusque e região


– Assista agora:
Quais os efeitos do peso excessivo da mochila? Fisioterapeuta traz explicações sobre o problema