Comissão do Bem-Estar Animal realizará campanha educativa nas escolas municipais de Brusque
Palestras vão trabalhar temas como castração e fiscalização dos animais com os alunos
Palestras vão trabalhar temas como castração e fiscalização dos animais com os alunos
A Comissão do Bem-Estar Animal de Brusque (Beab) implantará nas escolas municipais uma campanha educativa que visa o bem-estar, fiscalização e controle populacional animal. A ação foi definida após reunião, realizada na quarta-feira, 25.
A campanha seguirá o modelo do que determina a Lei Ordinária 3426/2011, que trata sobre o bem-estar e controle populacional animal, posse responsável e outras providências.
Segundo o vereador Paulo Sestrem (Patriotas), um dos idealizadores da comissão, até o final do ano o grupo pretende realizar a campanha nas escolas. “Como é fim de ano, as pessoas abandonam os animais”, diz.
Será feita uma apresentação do projeto para a secretária de Educação, Eliani Busnardo Buemo. “Falaremos sobre o cuidado com os animais, a questão do abandono, a população animal, veterinários, meio ambiente, saúde pública, órgãos públicos que estão envolvidos”.
Serão feitas várias palestras que abordarão o assunto. A princípio, a ideia é que a ação ocorra nas escolas municipais, mas nada impede que seja levada para as particulares e estaduais. ”Acreditamos que será entre os alunos do 4º e 5º ano.”
Sestrem explica que a comissão foi criada em razão da necessidade das pessoas que são cuidadoras de animais e não conseguem dar conta da demanda. “A ideia foi montar uma rede e essa comissão fará isso porque tem pessoas de todos os segmentos”.
O intuito é que ao encontrar um cachorro abandonado, a pessoa tenha um passo a passo do que fazer, clínicas parceiras que poderá contatar caso necessário, como denunciar o abandono ou verificação de maus-tratos no local.
A comissão espera construir um cronograma para coibir o abandono e conscientizar as pessoas. Além disso, Sestrem afirma que a ideia é que a comissão se reúna uma vez por mês para elencar as próximas ações. “Entendemos que o poder público não consegue fazer tudo isso, por isso estaremos auxiliando na questão de informações, além da campanha de castração.”
Moacir Giraldi, presidente da Associação Brusquense de Proteção aos Animais (Acapra), afirma que a entidade é favorável ao projeto. “Tudo que vem para somar e ajudar a conscientizar é bastante importante. Conscientizar é muito importante, principalmente nas escolas pois as crianças amanhã serão os adultos e vão propagar isso”, destaca.
Ele enfatiza que a castração é muito importante pois não há outro jeito de diminuir a população animal. “Temos que bater nessa tecla devido à grande população de animais abandonados nas nossas ruas.”
O presidente da associação também informou que a questão do atendimento é muito importante pois diariamente pessoas pedem ajuda a Acapra com situações de cães atropelados, com bicheira e outras enfermidades. “Alguém tem que atender e acaba sobrando na maioria das vezes para Acapra. Teremos que encontrar um meio para resolver a questão do atendimento”, pontua.