Comitiva alemã conhece projetos realizados com abelhas no Parque Zoobotânico, em Brusque
Atividade faz parte da agenda dos alemães na cidade
Atividade faz parte da agenda dos alemães na cidade
Na manhã desta quarta-feira, 1º, foi realizado no Parque Zoobotânico mais um encontro da agenda da comitiva alemã do distrito de Karlsruhe.
O grupo conheceu a Brusque Cidade Guardiã das Abelhas e a Escola Amiga das Abelhas, que são realizações da Fundema, Secretaria de Educação e Zoobotânico de Brusque.
“O objetivo da apresentação foi mostrar como será o trabalho do projeto do meliponário de abelhas sem ferrão, que são nossas abelhas nativas, dentro do Zoobotânico. Lá na Alemanha eles não têm esse conhecimento, pois só tem contatos com abelhas com ferrão”, afirma a responsável pela área de Educação Ambiental da Fundema, Viviane Michele Lemes.
A diretora da escola Edith Krieger Zabel, Elaine Petermann, mostrou para a comitiva os trabalhos já realizados pelos alunos com o projeto Escola Amiga das Abelhas.
“Nossos alunos convivem diariamente com as abelhas. As caixas de abelhas estão espalhadas por toda nossa escola. Assim os alunos aprendem a respeitar e cultivar essa e outras espécies de animais tão importantes para nós”, afirma.
Antes de finalizar, o grupo foi convidado a produzir rapidamente um ninho artificial para as abelhas. Feito com garrafa pet, jornal e fita, o ninho é posto em árvores e recebe as abelhas, de várias espécies.
Depois de capturadas, as abelhas são postas em caixas, onde o mel e o pólen são produzidos e armazenados.
“Foi uma manhã muito agradável. Nós conseguimos mostrar um pouco do nosso dia a dia e do cuidado com os animais com os enriquecimentos ambientais que fazemos aqui, além de sediarmos esse encontro que serviu para nos conversarmos sobre outros assuntos”, afirma a educadora ambiental do parque, Carla Molleri.
– Assista agora:
História do Santuário de Azambuja, em Brusque, está retratada em seus vitrais