X
X

Buscar

Comitiva brusquense se prepara para viagem ao Distrito de Karlsruhe

Missão é custeada pela administração alemã

Uma comitiva formada por cinco integrantes do Governo Municipal de Brusque embarca, no próximo sábado, 14, para o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, para reforçar e expandir o acordo de cooperação já existente em prol do meio ambiente e do clima. Durante a estadia do grupo, custeada pela administração da cidade anfitriã, serão realizados encontros técnicos e políticos, visando estreitar ainda mais os laços existentes entre as cidades co-irmãs.

Conforme explica o secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, o convênio existente através do projeto 50 Parcerias Municipais pelo Clima já traz resultados palpáveis ao brusquense, com ações como a instalação de lâmpadas LEDs nas vias centrais da cidade e, também, das estações inteligentes Smight, únicas na América do Sul.

“Nós estaremos sendo recebidos pelas autoridades de Karlsruhe. Além de toda a questão científica, tecnológica e de estudos e toda a aproximação em busca de recursos para o município de Brusque, também teremos uma agenda política para que consigamos viabilizar recursos financeiros para a execução dos projetos que só têm a engrandecer e trazer benefícios para a cidade. Ressaltando que esses valores fazem parte de um programa alemão de investimento em projetos a fundo perdido para as causas climáticas”, frisa.

Visitando pela quinta vez o distrito alemão, o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger, comenta que outros projetos já estão encaminhados e em breve beneficiarão a cidade de Brusque e toda a sua população. “Temos por exemplo um planejamento para a mobilidade sustentável e, também, um estudo para mensurarmos o potencial energético solar nos telhados. Então, para dar encaminhamento a estas ações e projetar novas, é que estamos embarcando nesta comitiva”, explica Olinger.

O compartilhamento de projetos ambientais e a troca de experiências na área educacional é o principal intuito da presença da secretária municipal de Educação, Eliani Busnardo Buemo, na comitiva brusquense. Segundo a educadora, serão apresentadas em terras alemãs uma série de atividades com foco no meio ambiente, todas já efetuadas nas escolas de Brusque, como a produção de hortas, hidroponia, produção de energia solar com garrafas pets, entre outros.

Destaque para o projeto Sairinhas, realizado em parceria com a Fundema, com o objetivo de promover a educação ambiental em alunos da rede municipal de ensino. Conforme Buemo, a rede de educação de Karlsruhe já implantou atividades semelhantes em sua rede de ensino.

“Temos a finalidade, também, de conhecer as experiências educacionais no modelo existente em Karlsruhe, sem esquecer as preocupações ambientais. Um dos projetos que vamos compartilhar e apresentar é o Nossa Escola, Nosso Lar, composto de várias ações que vamos levar.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos também enviará um representante para Karlsruhe. Trata-se do diretor geral Nik Imhof. A ideia, conforme ele, é trazer modelos de trabalho para implementar no município de Brusque, principalmente na área de tecnologia e eletricidade solar. “Vamos discutir, por exemplo, a instalação de painéis solares nos prédios públicos ou nas praças. É uma expectativa muito grande para termos mais conhecimento sobre essas novas opções tecnológicas”, finaliza.

Comitiva brusquense
William Molina – secretário de Governo e Gestão Estratégica
Eliani Busnardo Buemo – secretária de Educação
Cristiano Olinger – superintendente da Fundema
Nik Imhof – diretor geral da Secretaria de Obras
Amabilly Schvambach – engenheira ambiental da Fundema