Comitiva brusquense se reúne com o presidente do Conselho Distrital de Karlsruhe
Grupo foi recepcionado pela autoridade em seu gabinete na manhã de segunda-feira, 21
Grupo foi recepcionado pela autoridade em seu gabinete na manhã de segunda-feira, 21
A comitiva brusquense esteve na manhã de segunda-feira, 21, com um dos nomes mais importantes do Distrito de Karlsruhe – Christoph Schnaudigel -, presidente do Conselho Distrital. A autoridade do governo recebeu os brusquenses em seu gabinete, no Centro de Karlsruhe.
Schnaudigel, muito receptivo, afirmou estar feliz em receber a comitiva de Brusque e desejou uma boa estadia na Alemanha. Ele disse que “os brasileiros terão o prazer de conhecer a cultura da região e do estado, além de trocar ideias”. O presidente ainda reforçou a parceria que o Distrito de Karlsruhe tem com Brusque no intercâmbio de estudantes e no projeto 50 Parcerias Municipais Para o Clima até 2015. “A parceria é a essência deste trabalho, no qual trocamos experiências e também realizamos atividades na base”.
O prefeito de Brusque, José Luiz Cunha, o Bóca, agradeceu a receptividade de Schnaudigel e de toda a sua equipe e afirmou que Brusque está de portas abertas para receber todos os integrantes do distrito. Além disso, afirmou que mesmo deixando a prefeitura no fim deste ano, acredita que Jonas Paegle – prefeito eleito para o próximo mandato – será sensível para dar continuidade aos projetos.
“Só podemos agradecê-lo por essa recepção, em que todos são muito prestativos. Brusque, como um todo, poderes Executivo e Legislativo, as entidades de classe, têm maior interesse em manter essa parceria com o Distrito de Karlsruhe para essa troca de experiências”.
Durante o encontro, a comitiva também presenteou o presidente do Conselho Distrital. O reitor do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Günther Lother Pertschy entregou lembranças com produtos regionais; o prefeito Bóca e o superintendente da Fundação do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger, entregaram uma placa referente ao projeto climático. Já o o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Pedro Prudêncio Neto presenteou Schnaudigel com um bóton do poder Legislativo. “Representa nossa parceria com o Distrito de Karlsruhe, nossa base sólida, e o desejo de que esse trabalho perdure e seja duradouro”.
O prefeito José Luiz Cunha, o Bóca, e o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Prudêncio Neto, tiveram a oportunidade de entregar uma lembrança de Brusque para Frank Mentrup – 1º prefeito de Karlsruhe (à esq.). O encontro foi rápido e aconteceu no Castelo de Karlsruhe na noite de segunda-feira, 21.
Ainda na segunda-feira, a comitiva brusquense participou do Workshop Internacional das Parcerias Municipais para o Clima. No evento, que segue até amanhã no centro de convenções de Karlsruhe, serão apresentados programas de ação para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Durante os primeiros diálogos, os participantes puderam fazer considerações sobre o projeto 50 Parcerias Municipais Para o Clima até 2015 -, realizado com o Distrito de Karlsruhe, que tem o objetivo de desenvolver programas de ação para o clima. O prefeito Bóca aproveitou a oportunidade e sugeriu a criação de um Fundo de Energia Renovável Sustentável Internacional, que poderia, segundo ele, ser discutido junto à Organização das Nações Unidas (ONU). “É criado fundo para tudo, mas não se faz algo para a própria sobrevivência do ser humano. Discutir sustentabilidade é preocupar-se com o futuro, que deve começar a ser construído agora”.
Neste primeiro dia de workshop, o superintendente da Fundema, junto ao prefeito, foram convidados a participar de um filme, elaborado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, que aborda as quatro etapas do projeto, e será veiculado a partir do ano que vem como mais uma forma de divulgação das parcerias para o clima.
A comitiva também visitou, na segunda-feira, a Câmara de Comércio e Indústria (CCI) de Karlsruhe. Na ocasião foram recepcionados por Mischa Groh, do Conselho de Exportação para Assuntos Internacionais; por Udo Gotschel, gerente da Secretaria de Assuntos Internacionais e por Egon Klefenz, presidente da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft (BSG). O presidente do Conselho Distrital, Christoph Schnaudigel, também esteve presente.
Muito atenciosos, os alemães apresentaram aos brusquenses um filme da Região Tecnológica e Energética de Karlsruhe, dados referentes ao trabalho desenvolvido na CCI e sobre os projetos de mobilidade do local. Klefenz antecipou que em 2017 a parceria entre Brusque e o Distrito deverá ficar mais forte, já que se planeja promover intercâmbio entre os empresários do setor têxtil. O que também promete reforçar os laços dos países é o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), já que o Executivo e o Legislativo de Brusque possuem um bom relacionamento com as entidades de classe do município, que podem intermediar junto ao órgão.
Após isso, a comitiva se apresentou, reforçou a importância da parceria com o Distrito de Karlsruhe e mostrou algumas das características e potencialidades de Brusque e de Santa Catarina.
O prefeito Bóca contou que mesmo com mudanças de prefeitos nos últimos quatro anos, Brusque está unida em defesa da população. Para ele, essa parceria é promissora para ambos os países, e exemplo disso é que cada vez mais as relações comerciais e culturais do Brasil com a Alemanha se estreitam. “Queremos buscar com vocês essa cooperação técnica para o desenvolvimento da nossa região”.
O reitor da Unifebe lembra que as sementes plantadas desta parceria já estão sendo colhidas, como é o caso da parceria da universidade com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (ITK). “Recentemente pesquisadores do instituto estiveram no município e queremos prospectar muito mais relacionamentos com o distrito seguindo a tríplice: governo, academia e iniciativa privada”.
O presidente do Legislativo de Brusque também afirmou estar à disposição para firmar uma parceria e estreitar laços cada vez mais sólidos com o distrito, independente de governo.