X
X

Buscar

Comitiva de Brusque na Alemanha participa de ações sobre mobilidade urbana

Grupo visita o Distrito de Karlsruhe; comitiva de Guabiruba busca fortalecer laços com cidade co-irmã

Comitivas de Brusque e Guabiruba viajaram à Alemanha para conhecer ações e projetos nas áreas de meio ambiente, mobilidade, indústria e comércio que estão sendo desenvolvidos na região de Karlsruhe, co-irmã de Brusque. A visita iniciou no dia 16 e o grupo terá atividades até 23 de julho.

Integram a comitiva representantes das prefeituras das duas cidades, da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Unifebe. De Brusque, fazem parte do grupo o secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina; a secretária de Educação Eliani Buemo; Cristiano Olinger, superintendente da Fundema; Nik Imhof, diretor geral da Secretaria de Obras; e a engenheira ambiental Amabilly Schvambach, da Fundema.

Leia também:
Prefeitura de Brusque estuda terceirizar gestão da UPA 24 horas

Assistência Social responde negativamente ao recebimento de venezuelanos

Nesta terça-feira, 17, a delegação visitou a Energie Baden-Württemberg (EnBW), tida como uma das melhores empresas fornecedoras de energia elétrica do país. É responsável por abastecer toda a região de Karlsruhe e boa parte da Alemanha.

Conforme o secretário Municipal de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, os integrantes brasileiros puderam conhecer mais sobre as formas de geração de energia elétrica que são tendências no país europeu.

“O principal fato que chama a atenção é a utilização de fontes renováveis para a transformação. Ou seja, a tendência é que não se produza mais energia através de termoelétricas e de usinas nucleares e, sim, através da energia eólica e fotovoltaica”, comenta Molina. “São tendências que já tomam conta de países do primeiro mundo.”

À comitiva também foram apresentados dados de compra e venda das ações da EnBW na bolsa de valores e, também, sobre a gestão administrativa da corporação. O Mercado Livre de Energia, como é chamado o setor de produção elétrica alemão, permite que o consumidor se torne gestor do insumo energia, assim como já é feito com diversos outros que são comprados para a produção de um determinado produto na indústria, por exemplo.

Já no período da tarde, no último compromisso desta terça-feira, 17, os representantes da Prefeitura de Brusque se reuniram novamente com o grupo gestor do Distrito de Karlsruhe para discutir as próximas ações previstas nas 50 Parcerias Municipais pelo Clima.

“Em pouco mais de três horas, tratamos de questões mais técnicas relacionadas a mobilidade, produção de energia fotovoltaica e a instalação de lâmpadas LEDs em Brusque. Acabamos produzindo um documento de cooperação, que irá direcionar os trabalhos daqui pra frente”, finaliza Molina.

Foco na mobilidade urbana
O primeiro dia da comitiva na Alemanha foi marcado por atividades sobre mobilidade urbana. Na universidade, foram apresentados trabalhos desenvolvidos em parceria entre a instituição alemã e a Unifebe, através do financiamento sobre mobilidade sustentável, o projeto Nakopa, que integra o programa “50 Parcerias Municipais pelo Clima”.

Para despertar uma maior consciência pela mobilidade urbana, o grupo participou de uma ação em que percorreu um dos trajetos da programação de bicicleta, de modo a trazer a experiência do uso deste modal.

À tarde, visitaram a sede do Grupo PTV, uma empresa especializada na criação de softwares e soluções para a mobilidade. No encontro, foram apresentados modelos de projetos desenvolvidos em diversas cidades do mundo, além de softwares que serão utilizados pela Unifebe para a execução do projeto Nakopa, e também, possivelmente, no Plano de Mobilidade de Brusque.

Leia também:
Defesa diz que João Pizzolatti estava sob efeito de medicação durante acidente

Samae instalará câmeras nos sistemas de tratamento para coibir vândalos

A segunda-feira terminou com um Workshop de Plano de Mobilidade para Brusque. No evento, todos os integrantes do grupo puderam debater as necessidades atuais e futuras da mobilidade de Brusque, que poderá ser desenvolvido pela Unifebe, contando com a consultoria da Universidade de Karlsruhe.

Comitiva de Guabiruba visita cidade co-irmã
De Guabiruba, integram a comitiva o prefeito Matias Kohler e o presidente da Câmara Municipal, vereador Cristiano Kormann, além de empresários e representantes públicos. Eles estão participando de eventos no setor empresarial e também das comemorações do aniversário da cidade co-irmã de Guabiruba, Karlsdorf-Neuthard.

Na manhã de terça-feira, 17, segundo dia de visita oficial, o prefeito e o presidente da Câmara, acompanhados pelos empresários guabirubenses, visitaram a sede da empresa EnBW, terceira maior fornecedora de energia sustentável da Alemanha, cujas instalações ficam na cidade de Karlsruhe.

Após a visita, a comitiva participou de reunião com empresários e autoridades alemãs, na qual o presidente da Acibr, Halisson Habitzreuter, realizou uma apresentação sobre as potencialidades da região de Brusque, Guabiruba e Botuverá.

A missão, que tem como objetivo aumentar o intercâmbio entre jovens da região, quer também firmar novas parcerias comerciais nos setores alimentício, têxtil e de construção.

Comitiva de Guabiruba é formada por empresários da cidade, representantes da Câmara de Vereadores e o prefeito Matias Kohler | Foto: Divulgação