Comitiva guabirubense vai à Alemanha para confirmar parcerias
Empresários de diversos ramos e políticos buscam projetos em meio ambiente, tecnologia e educação
Uma comitiva guabirubense da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft (BSG – Sociedade de Baden/Sul do Brasil, em tradução livre) fará uma visita à Alemanha entre 16 e 23 de julho para confirmar parcerias com municípios do estado de Baden-Württemberg. No total, 10 pessoas integram a frente de Guabiruba, enquanto que, de Brusque, estão convidados o prefeito Jonas Paegle, o presidente da Câmara, Celso Emydio da Silva e o reitor da Unifebe, Gunther Pertschy.
Entre as novidades previstas, estão intercâmbios de trabalhadores e estudantes e importação de tecnologias. O presidente da sociedade, Pedro Schmitt, explica que os membros da comitiva irão se espalhar por Karlsdorf-Neuthard, Karlsruhe, Stuttgart, Bruchsal e Gräben Neudorf, visitando diferentes companhias.
“Estamos fazendo programas voltados para o jovem, na formação de mão de obra. Haverá intercâmbios de padeiros, marceneiros, açougueiros, confeiteiros e pedreiros. Pessoas da região podem se candidatar, entrando em contato com a BSG”, explica Schmitt. Além deste projeto, deverão ser abertas três vagas de intercâmbio para graduação e pós-graduação em medicina e uma em doutorado na área de engenharia mecânica.
Entre os planos estão visitas em três estações de tratamento de água, para buscar ideias aplicáveis na região de Brusque e Guabiruba. A ideia também é fundamentada no fato de que Guabiruba assumiu a gestão de saneamento e distribuição de água através de empresa contratada. “Estamos pensando na viabilidade de instalação de pequenas estações de tratamento com poços artesianos nos morros do município, para evitar gastos com bombeamento”, conta.
Deverá ser concretizada também uma parceria dos Supermercados Carol com a rede alemã Aldi. O propósito é conseguir importar uma máquina com a qual os clientes devolvem garrafas pet e ganham tickets de desconto em suas compras.
Pronegócio na Alemanha
Schmitt estuda a possibilidade de promover uma feira ao estilo Pronegócio na Alemanha, levando produções brasileiras para serem vendidas no país europeu, no mesmo modelo do evento realizado em Brusque. A ideia é fazer um Pronegócio na Alemanha, com compradores alemães. “Muitas pessoas têm condições de fazer isto hoje. Se houver interesse da parte deles, vamos articular”, pontua.
“A ideia é tornar estas oportunidades acessíveis para todos, não elitizar os frutos desta parceria. Será uma viagem muito produtiva. Precisamos marcar presença, marcar território, mostrar novamente quem somos e acertar os detalhes destes projetos, que já estão garantidos”, encerra o presidente da BSG.
Para entrar em contato com a BSG sobre inscrições para os programas, acesse bsges.de/kontakt.
Membros da comitiva
Matias Kohler – prefeito
Cristiano Kormann – presidente da Câmara de Guabiruba
Valdir Riffel – presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio Cultural (ACIC)
Juliano Schumacher – empreendedor têxtil
Marcelo Kohler – empreendedor têxtil
Ivan Luiz Tripadalli – sócio-proprietário dos Supermercados Carol
Altair Schaefer – empreendedor têxtil
Hilário Odisi – empreendedor em carpintaria
Pedro Schmitt – presidente da BSG