Fiquei dias pensando sobre o que escrever, qual doença ou informação sobre o universo das crianças que vocês ainda não saibam ou que não esteja em todos os canais na Internet.

Pois bem, pensando dessa forma, resolvi contar alguns “detalhes” sobre a maternidade e a vida de um bebê, que quase ninguém conta. Recebo diariamente mães em meu consultório sentindo-se culpadas e confusas sempre que algo fora do habitual acontece com o seu
filho. Se o bebê resfriou, vomitou, chorou, não comeu, não dormiu ou até não brincou, automaticamente sou questionada: “mas onde estou errando?”.

Sente aqui, vou te contar uma coisa: você não está errando, seu bebê é uma pessoa. E está tudo bem! Algumas vezes esquecemos disso, mas essas “mini-pessoas” também têm vontades, humor, personalidade e convivem dias bons e dias ruins. Porém, num nível muito mais complexo e elevado, visto que estão em constante descoberta, aprendizado e amadurecimento. Você fazia uma rotina e um ritual noturno e agora já não funciona mais? Você fazia a papinha predileta do seu bebê e agora ele recusa toda vez? Você costumava caminhar com ele no colo e agora ele quer só ficar no chão? Você não fez nada de errado!

Seu bebê apenas evoluiu, mudou e precisa de novos ajustes. Isso não é incrível? Somos testemunhas de um novo ser crescendo e se desenvolvendo bem diante de nossos olhos.

Tire essa culpa de lado, observe seu filho e veja tudo o que ele já aprendeu, amadureceu e quanta coisa ainda ele vai encontrar pela frente. Procure ajuda ao lidar com essas fases e as doenças da vida de seu filho, tenha uma pessoa de confiança que te oriente, te esclareça e também te console, se for necessário.

Ser mãe é também estar em constante aprendizado e você não precisa fazer isso tudo sozinha. Conte comigo para te ajudar.

Me acompanhe também no Instagram e no Facebook.

Atendo na Clínica Integrare, anexo à Salutar Centro de Saúde, Jardim Maluche. Você também pode me chamar no WhatsApp 47 99266-2028