Como amigos e familiares aproveitaram a Stadtplatzfest 2018 em Guabiruba
Na 14ª edição, festa reuniu grupos tradicionais, autoridades e visitantes que curtiram com muita música, bebida e comida
A 14ª festa de rua de Guabiruba, a Stadtplatzfest, reuniu milhares de pessoas na rua José Fischer, no Centro, que aproveitaram o evento com amigos e familiares de todas as idades, neste sábado, 28.
Foram 42 grupos reunidos em estandes dos dois lados da rua, com grandes churrascos e entreveros particulares. As cervejarias Gurmàn e Kiezen Ruw ofereciam chope para os grupos de visitantes avulsos, e a ONG Protegendo os Animais com Todo o Amor (Pata) disponibilizou doces, bolos e refrigerantes para os festeiros.
O vice-prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, é um dos líderes da organização do evento desde sua primeira edição. Ele explica que, apesar de o número de grupos ter diminuído em relação a 2017, o movimento tem se mantido intenso, “encerrando as comemorações de 56 anos da cidade com chave de ouro”.
“Muita gente tem prestigiado, mesmo com a quantidade de grupos diminuindo. Havia quem pensasse que era uma festa fechada, mas é aberta a todos, e a presença das cervejarias e da pata oferecendo bebidas e comida ao público geral foi importante para isto. tempo ajuda a cada ano, sempre dá um bom dia, com sol, sem muito frio”, explica.
Daniela Mendes é uma das organizadoras do grupo “Galera Mendes”, que reúne a família e diversos amigos desde 2006 na Stadtplatzfest.
A cada ano, eles fazem uma camiseta temática, e costumam se reunir uma vez por mês em algumas casas das famílias participantes, sempre trajados com o manto do ano. “Os grupos que vieram costumam vir todo ano, e alguns deixaram de vir com os estandes mais vieram mesmo assim. A animação é a mesma de sempre, com muita comida”, conta.
Desde a primeira edição, o grupo “Lang e Amigos” participa e foi um dos que deram origem à Stadtplatzfest.
“A festa começou com encontros da nossa família e depois foi agregando mais gente. Hoje é uma das melhores festas da Guabiruba”, conta um dos organizadores do grupo, Gilson Lang. O cardápio do grupo varia de ano a ano, e desta vez contava com o entrevero, além claro, de muito chopp e até caipirinha.
“É uma festa maravilhosa, familiar, todo mundo vem”, completa a irmã de Gilson, Tânia Lang.
O grupo “Meu Fígado é Total Flex” retorna à Stadtplatzfest após dois anos de ausência. Em 2018, foram reunidas 35 pessoas. “O pessoal não é muito de entrevero aqui, então tem muita carne e chopp. Somos um grupo de amigos do futebol, tanto as meninas quanto os meninos jogam”, conta o organizador Jefferson de Souza.
No caso da Pata, a vice-presidente Maindra Horner diz que o público acatou a ideia da ONG de disponibilizar os doces, bolos, cachorros-quentes e refrigerantes. A expectativa era vender a maior parte dos produtos. “Temos brigadeiros de diversos sabores, bolos com opções sem glúten e sem lactose de banana, maçã e cenoura, além do copo especial. Participamos também de outros eventos, sempre buscamos formas de manter e melhorar a Pata.”
O diretor de Turismo do município, Andrei Müller, avalia o evento como sucesso e conta que as cervejarias e a Pata foram convidadas como teste. Desta forma, espera que o resultado seja satisfatório para que retornem nos próximos anos.
“O pessoal que veio também aderiu à novidade do nosso chapeuzinho. Estou vendo bastante gente com seus próprios copos e com suas próprias canecas, deixando de lado os descartáveis, isto é muito importante, fico muito feliz. Espero que no ano que vem isto continue mudando.”
Adaptações
A 14ª Stadtplatzfest reforçou sua tradição germânica nos trajes típicos, decoração e música. Passou a ser realizada no sábado, como na primeira edição, ao invés de domingo e pelo segundo ano ocorre na rua José Fischer e não na rua Brusque.