Para que você, leitor, também conheça um pouco dos museus da cidade, visitamos três museus listados pela Fundação Cultural de Brusque em sua agenda cultural para conhecer o que eles têm no acervo e saber de quem cuida, sobre a importância de cada uma dessas casas museais:
Casa de Aldo Krieger
Crédito: Sarita Gianesini |
É a sede do Instituto Aldo Krieger, o IAK, criado em 5 de julho de 2002. O Instituto é uma sociedade de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como objetivo conservar e divulgar a obra do Maestro Aldo Krieger. Além disso, o IAK divulga atividades culturais.
Acervo: Partituras originais manuscritas, instrumentos musicais, livros e objetos pessoais do maestro Aldo Krieger. Além disso, a casa mantém a ambientação dos tempos em que era habitada pela família, como a cozinha de dona Gertrudes, esposa do maestro.
Agenda – Além do acervo permanente
Sexta-feira, 19 de julho, às 20 horas
Recital de Violão – Poemas Naturais
Com Samuel Cardeal
Sábado, 4 de agosto, às 13h30
Abertura da exposição
Hino do Centenário de Brusque
Sexta-feira, 24 de agosto, às 20 horas
Reinauguração do palco do IAK
Show com Edu Krieger, neto do Maestro Aldo
Endereço: Rua Paes Leme, nº63 – Centro
Atendimento: das 14 às 18 horas, de segunda à sexta-feira
**Para visitação de grupos, os horários podem ser flexibilizados com agendamento. Contato: Anne, no (47) 9904 2857 ou Carmelo, no (48) 9972 1735
*****************************
Casa de Brusque
Crédito: Sarita Gianesini |
O Museu Histórico do Vale do Itajaí Mirim surgiu com este nome em janeiro de 1973. Mais conhecido como Casa de Brusque, o local é mantido pela Sociedade Amigos de Brusque.
Acervo: Fotografias, documentos, peças, periódicos e artefatos indígenas. A históriadora Luciana Paza Tomasi explica que o acervo reúne não apenas objetos que falam sobre a história de Brusque, mas também documentos inportantes sobre o passado da região. Entre os itens destacados pela historiadora, estão a calece fúnebre, a primeira bandeira do Paysandu e documentos de 1860, época da fundação de Brusque.
Agenda – Além do acervo permanente
Mostra Fotográfica Ayres Gevaerd
De 16 de julho à 13 de agosto
Imagens da vida de um dos idealizadores da Casa de Brusque
Exposição de Bicicletas Antigas
De 16 de julho à 13 de agosto
Peças da coleção do professor Ricardo José Engel
Endereço: Avenida Otto Renaux, nº285 – Centro
Atendimento: das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas; de segunda à sexta-feira
**Para visitação de grupos, é necessário agendamento. Contato: (47) 3351 2132
*****************************
Museu de Azambuja
Crédito: Sarita Gianesini |
O atual prédio do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim foi construido parte em 1907 e parte em 1928. Ali, já funcionaram o Hospital Azambuja e o Seminário. Em 1960, é criado o prédio é transformado em museu.
Acervo: São mais de cinco mil peças, divididas pelos três pisos em acervos de: história natural; educação; botânica; artefatos indígenas; arte sacra; usos e costumes. A coleção que tornou o museu mais conhecido, é a de Arte Sacra. São obras feitas pelos ‘santeiros da colônia’, que não passaram por escolas de belas artes até imagens do período Barroco.
Endereço: Rua Azambuja, nº 960 – Azambuja
Atendimento:
De terça à sexta-feira: das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas;
Sábados e domingos: das 9 horas às 11h30; das 13h30 às 17 horas
**Para visitação de grupos, é necessário agendamento. Contato: (47) 3396 0296