Fonte: 'https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/caminhadas' Caminhadas psd criado por freepik - br.freepik.com

O portfólio online é cada vez mais usado como uma maneira de conseguir trabalhos, principalmente para profissionais de certas áreas como tecnologia, moda, arte, beleza, design, jornalismo, entre outros. 

Porém, para quem não possui um, ou está entrando em uma área que precise dele, pode ser difícil entender como criar algo atrativo e que demonstre quais são seus trabalhos e como os desenvolveu. 

 

O que é um portfólio online e qual seu objetivo? 

O portfólio é um compilado, uma apresentação de trabalhos e cases realizados para empresas ou estudos na área em que você está inserido. Ele ajuda a demonstrar quais são suas habilidades, técnicas, percepções, experiências e qualificações dentro daquele mercado. 

Existem diferentes sites com foco na criação de apresentações para profissionais específicos que podem ajudar você a criar portfolio online. Por exemplo, uma pessoa da área de redação de marketing terá trabalhos diferentes de uma maquiadora ou de um fotógrafo. 

Uma confusão comum entre pessoas que não conhecem o portfólio online é pensá-lo como um currículo. Porém, eles possuem objetivos diferentes, pois o currículo tem como objetivo fazer uma apresentação breve sobre você e sua experiência, enquanto o outro demonstra seus trabalhos realizados de forma clara e objetiva. 

Inclusive, seu portfólio online pode ser indexado em seu currículo, agregando valor ao material que você envia a uma empresa ou empregador. 

 

Dicas de como criar portfólio online de qualidade 

Para que o portfólio seja atraente e interessante, que demonstre suas habilidades profissionais, é importante seguir alguns critérios. Principalmente se você deseja se destacar dentro de diversos trabalhos expostos na internet. 

Lembre-se, seu portfólio será a identidade de seu trabalho, então ele precisa ser pensado com cuidado em cada detalhe. 

 

Tenha em mente um objetivo 

O primeiro ponto é fazer uma autorreflexão sobre o que você procura com seu portfólio online neste momento de sua carreira. Por exemplo, você deseja alcançar freelances com diferentes empregadores? Ou você é um estudante e quer um estágio na área registrando seus desenvolvimentos? 

As situações são diversas, mas esse objetivo é central para o desenvolvimento de toda sua página. Você pode pensar também no currículo como exemplo, pois os empregadores não desejam saber todas suas informações, apenas aquelas que impactam na contratação para aquela vaga. 

 

Apresente-se de forma clara 

É importante em seu portfólio online ter uma seção de apresentação sobre a pessoa por trás daquele trabalho. Atualmente, as empresas e empregadores estão mais implicados com seus colaboradores e o impacto de sua presença no grupo de trabalho. 

Nesse espaço você pode colocar uma foto, uma breve descrição da sua carreira e depoimentos de clientes e professores. Também é possível utilizar um “call to action” para converter visitantes em possíveis clientes. Lembre-se, a apresentação pessoal é um importante espaço para o marketing pessoal. 

 

Escolha os principais cases, estudos e trabalhos 

Ao expor seus desenvolvimentos, não é necessário colocar tudo o que é realizado. Na era digital e com diversos profissionais com seus portfólios online, é preciso exibir os principais trabalhos, aqueles que demonstram melhor sua forma de trabalhar e qualificações. 

Caso você seja estudante ou não tenha trabalhado na área ainda, você pode escolher seus principais estudos e cases. A escolha dos trabalhos reflete diretamente na identidade que você passa sobre sua atuação no mercado. 

 

Pense no design 

O portfólio online é uma apresentação visual, portanto, sua aparência tem impacto total na percepção consciente e inconsciente do visitante. Desde a capa (página inicial), até as cores, fonte e disposição dos trabalhos fazem a diferença. 

Por esse motivo, é interessante pesquisar portfólios de profissionais que são referências e inspirações na área ou para você. Também pode ajudar a realizar um rascunho no papel, ou até mesmo no site escolhido, para visualizar suas ideias. 

Outro ponto importante é apostar na simplicidade. Escolher fontes simples pode facilitar a leitura de informações, assim como escolher cores e templates que deem o foco ao seu trabalho, e não ao que está ao redor. 

Por fim, quando escolher seus trabalhos, não esqueça de checar a qualidade deles, principalmente se sua área envolver fotografia, arte, design e criatividade. 

 

Escolha um bom site 

Atualmente, existem diversos sites para a criação de portfólios online, cada um com suas especificidades. Portanto, é importante escolher um que atenda suas necessidades e ajude a montar uma apresentação bonita e atrativa. 

Um exemplo de site com diversas ferramentas, templates e possibilidades de criação é o Zyro. Além de uma interface intuitiva, são disponibilizados temas pré-montados que ajudam na criação de seu primeiro portfólio online.  

Você também terá acesso a uma página pessoal rápida, que estará em destaque nas buscas do Google e que ajudará na criação de conteúdo com ferramentas SEO. 

 

O que fazer depois que criei minha página? 

Depois de criar seu portfólio online, talvez seja difícil saber o que fazer com ele e como irá te ajudar em sua carreira. Por esse motivo, algumas pessoas acabam deixando ele de lado, atentando-se apenas ao currículo, o que é um grande erro. 

Primeiramente, é muito importante manter seu portfólio atualizado, sempre trazendo trabalhos novos. Isso demonstra como você está crescendo e aprendendo novas tendências da sua área. 

Isso também demonstra que você está ativo em sua carreira, ganhando experiência, o que traz mais confiabilidade para seu trabalho. 

Outro ponto importante é manter seu portfólio online disponível em suas redes sociais e páginas profissionais e pessoais. Com isso, você aumenta a rotatividade de pessoas acessando seu trabalho e, também, a possibilidade de conseguir novos clientes. 

Por fim, não esqueça de colocar o link do seu portfólio online em seu currículo e no seu Linkedin. Pois, com uma apresentação atualizada e bons trabalhos expostos, os recrutadores terão maior atração e identificação com o que você desenvolve, reconhecendo suas habilidades e qualificações.