Como deve ser feito o descarte da máscara cirúrgica? Secretário de Saúde de Brusque esclarece
Ministério da Saúde recomenda que toda população utilize máscara em locais públicos
Com a recomendação do Ministério da Saúde para que toda a população utilize máscaras quando estiver em local público para se proteger e proteger as outras pessoas do novo coronavírus, surgem algumas dúvidas sobre a forma correta de descarte das máscaras cirúrgicas.
A orientação do Ministério da Saúde é que, preferencialmente, as pessoas deixem as máscaras cirúrgicas para os profissionais de saúde e utilizem as máscaras de tecido para se proteger. Porém, muitas pessoas já adquiriram as máscaras descartáveis, por isso, é importante saber a forma correta de jogá-las no lixo.
O secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, esclarece que as máscaras de uso hospitalar e em consultórios são descartadas em lixos regulamentados, que são recolhidos pelas empresas que fazem o recolhimento dos lixos médicos e odontológicos.
No caso das máscaras usadas pela população em geral como forma de proteção ao coronavírus, o secretário explica que não existe um protocolo para seguir na hora do descarte. “A máscara pode ser jogada no lixo orgânico comum, pois é como o papel higiênico. Não pode ser descartada no lixo reciclável e muito menos na rua”, diz.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o descarte da máscara deve ser feito imediatamente após o uso e a pessoa deve realizar a higiene das mãos com água e sabão/sabonete ou álcool gel.
No caso de a pessoa apresentar sintomas respiratórios, a OMS recomenda que a máscara seja separada e colocada em um saco de lixo resistente. O saco bem fechado deve ser descartado dentro do saco de lixo doméstico. Após retirar o lixo, realizar a higiene das mãos imediatamente.