Vem chegando o verão e com ele muitas doenças típicas desta época. Nestas últimas semanas de calor mais intenso as famosas “viroses” apareceram pelos hospitais, clínicas e consultórios pediátricos. Vamos tirar algumas dúvidas sobre este assunto?
Muita gente me pergunta: doutora, meu filho está com vômito e diarréia, é virose? Virose nada mais é do que um nome dado a qualquer infecção causada por vírus, e em crianças abaixo de 2 anos, isso significa quase 99% das vezes. Mas nem todas as infecções que causam vômitos e diarréia são por vírus, algumas são causadas por bactérias – menos frequentes e mais graves.
E quando o quadro passa a ser mais prolongado, pensamos em outras doenças, como disabsortivas (má-absorção de nutrientes), intolerâncias e alergias alimentares, entre outras. E o que fazer diante de uma “virose”?
Em primeiro lugar, procurar o médico para que a infecção seja reconhecida e a criança devidamente examinada. As infecções virais costumam ser mais “chatas” que as infecções bacterianas por não terem um remédio específico para curar a infecção, utilizamos medicamentos que amenizam os sintomas, mas a cura vem com o tempo – já que os vírus no geral duram de 7 até 14 dias.
Neste tempo de infecção é importante utilizar as medicações prescritas pelo pediatra e associar com ingesta de água ou leite (se aleitamento materno ou fórmula exclusivos) otimizada, além de descanso e ambientes frescos. Como prevenir nossas crianças?
Fazer o básico é o passo número um: lavar bem as mãos antes de comer e após utilizar o banheiro, para as crianças que ainda usam fraldas é fundamental que o cuidador que fez a troca de fralda higienize muito bem a sua mão, pois pode se contaminar e levar a infecção adiante.
Se seu filho estiver doente, evite que ele tenha contato com outras crianças, pois assim quebrará o ciclo de transmissão da doença. E por fim, cuide com os alimentos ingeridos em restaurantes, praias e o lugar onde as crianças tomam banho – clubes, piscinas domésticas e praias. Aproveite o verão com sua família, mas se proteja e se previna.