As cirurgias plásticas são cada vez mais comuns no Brasil, sendo as mais comuns as cirurgias de aumento mamário e as alterações ao nariz. Mas estas não são as únicas que são cada vez mais comuns. Por exemplo, as intervenções oculares começam a ser uma preocupação dos especialistas, devido aos riscos maiores que se enfrentam hoje. Hoje falaremos de como podemos reduzir o risco associado a um dos focos de problemas oculares, os nossos celulares.

Por mais que dependamos de nossos dispositivos móveis para ver e responder a e-mails, verificar o clima, ler notícias e postar atualizações de status no Facebook, nossos celulares podem estar causando alguns problemas de visão. Olhar para essas pequenas telas pode trazer uma série de problemas oculares, como por exemplo visão turva, dores de cabeça, dor nos olhos, dores de cabeça, tensão muscular ou olho seco.

De acordo com o médico Jeff Taylor, Diretor Médico da YourSightMatters.com, pelo menos 1 em cada 4 pacientes com queixas nos olhos se queixa de cansaço visual devido à leitura de texto a partir de uma tela pequena. Normalmente, um ser humano pisca cerca de 15 vezes por minuto, mas essa taxa diminui para metade quando olhamos para os nossos celulares. À medida que olhamos para ler essas telas em miniatura, nossos músculos do rosto, pescoço e ombros se contraem, os olhos ficam cansados e a visão pode ficar embaçada ou tensa. Esta série de sintomas é conhecida como Síndrome da Visão ao Computador.

Os celulares também podem causar outros problemas. A atualização mais recente do iPhone com objetivo de aumentar o equilíbrio e a estabilidade tem os novos ícones aumentando e diminuindo o zoom. Os usuários se queixaram de tontura em resposta a esta mudança. Ler na cama pode afetar os padrões de sono devido à luz azul emitida pela tela. Esta luz pode diminuir os níveis de melatonina e tornar mais difícil adormecer. Em troca da a ajuda que nossos telefones e aparelhos eletrônicos oferecem, eles estão literalmente nos dando dor de cabeça.

A resposta é não parar de usar seu smartphone. Em vez disso, implemente um sistema em que você faça pausas regulares a cada 20 minutos aproximadamente. Isso é conhecido como a regra 20-20-20. A cada 20 minutos, olhe para algo a pelo menos 20 pés de distância por pelo menos 20 segundos. Isso ajudará a descansar os olhos e evitar a fadiga e a tensão que causam dores de cabeça, dor e visão borrada. Isso é especialmente importante para as crianças que podem ser novatas em ter um telefone ou que podem não se lembrar de dar um descanso aos olhos. Não tenha medo de definir limites e diretrizes claras para as crianças, para que elas possam aprender a se autocontrolar e a moderar o uso dos seus dispositivos eletrônicos.

Tudo indica que a Síndrome da Visão ao Computador é temporária, portanto, se você se aperceber que sua visão não está voltando ao normal, deve visitar seu oftalmologista e compartilhar suas preocupações. É importante manter-se atualizado com seus exames oftalmológicos completos para manter sua visão clara e saudável