Secretaria de Saúde de Brusque lança número 0800 e aplicativo
Novas tecnologias otimizam consultas e outros serviços do SUS
Novas tecnologias otimizam consultas e outros serviços do SUS
A Secretaria de Saúde de Brusque apresentou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 20, o serviço de 0800 para o cancelamento de consultas na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no município e o aplicativo Saúde Cidadão, que poderá ser baixado no sistema Android a partir desta sexta-feira, 24.
O número 0800 323 0156 poderá ser utilizado por quem tiver consultas agendadas com especialistas para desmarcar o compromisso de forma totalmente gratuita. Desta forma, o o horário vago fica disponível para outras pessoas que precisem de uma consulta. O objetivo do serviço e diminuir a quantidade de faltas. Atualmente, 12% das consultas não são realizadas porque os cidadãos faltam sem comunicar com antecedência.
“Avisar com dois ou três dias de antecedência gera uma nova consulta, um novo exame para pessoas que estão na fila de espera e ainda precisam. Nossa população com certeza vai nos ajudar na diminuição destas grandes lacunas”, comenta o secretário de Saúde, Humberto Fornari.
O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os atendentes precisam verificar os dados do cidadão para evitar trotes e cancelamentos indevidos. Consultas das Unidades Básicas de Saúde devem ser desmarcadas no próprio local.
O sistema informatizado da Secretaria de Saúde também foi apresentado, com prontuário eletrônico, painel de indicadores para a gestão, serviços da Vigilância em Saúde e aplicativo para agentes comunitários de saúde. O aplicativo Saúde Cidadão estará disponível para o sistema Android na próxima sexta-feira, 24.
O app possui com todas as informações do usuário computadas junto à secretaria de Brusque desde 2009, como consultas, exames e medicação retirada. Para acessar basta entrar com o número do CPF ou do Cartão Nacional do SUS e a data de nascimento.
“Pode ser que haja algum dado mais antigo que não foi registrado. Mas levando em consideração que esta informatização começou efetivamente em 2017, desde então temos arquivos completos”, esclarece Fornari.
Para o secretário da pasta, os ganhos na informatização auxiliam de maneira decisiva nas questões da gestão.
“Quando comprar, quando não comprar, que serviços estão mais deficitários… São situações que ficam mais claras. A partir de agora, temos um mapa mais claro do que há na saúde de Brusque. Quando começamos a melhorar a informação na saúde pública, podemos ver onde investir corretamente e onde se investiu de maneira errada.”
Outras tecnologias
Atualmente, os profissionais da Atenção Básica e Especializada têm à disposição o prontuário eletrônico, onde estão centralizadas todas as informações clínicas assistenciais do paciente, com histórico, prescrição, sinais vitais, exames laboratoriais e diagnósticos.
No caso da Vigilância Sanitária, contadores e empresários podem fazer solicitação e renovação de alvarás com o sistema. Todo documento emitido possui QR Code e assinatura eletrônica, para que fiscais possam fazer uma verificação mais rápida de autenticidade.
Agentes comunitários de saúde do bairro Rio Branco foram os primeiros a receber tablets para a realização de visitas domiciliares. Até o final do ano todos os ACS contarão com a ferramenta. Por meio de aplicativo eles realizam toda a coleta de dados das famílias, fazem registros da visita domiciliar e tiram fotos do local visitado. O trajeto e as residências visitadas podem ser acompanhados por georreferenciamento.