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Como o Brusque ultrapassou seus limites para chegar às oitavas de final da Série D

Trabalho de longo prazo e experiência do clube na quarta divisão se uniram a técnico e elenco com desempenho fora de série

Depois de três temporadas consecutivas sem passar da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro, o Brusque finalmente quebrou o tabu e está nas oitavas de final da competição em 2019, em um marco do crescimento do clube nos últimos anos. Com seis vitórias, um empate, uma derrota, 17 gols marcados e seis sofridos, o quadricolor tem a melhor campanha de sua história na quarta divisão nacional, por união de diversos fatores, que tem mantido vivo o sonho do acesso à Série C.

Na visão do presidente do Brusque, Danilo Rezini, o momento atual é fruto do que foi feito nos últimos dez anos, desde que sua gestão começou, em 2008. “A diretoria tem departamentos cada vez mais consolidados, atuantes, buscando melhorias. Temos a participação efetiva dos patrocinadores, e a presença do nosso maior patrimônio, que é a torcida. Há um mérito muito grande destas partes no que é o Brusque hoje.”

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O dirigente lembra que em anos anteriores a equipe ficou muito próxima de se classificar às oitavas de final da Série D, mas era eliminada por detalhes. Em 2018, caiu nos pênaltis diante do Tubarão comandado por ninguém menos que Waguinho Dias. Em 2017, contra o São José (RS), caiu no critério dos gols fora de casa, que hoje já não existe mais.

“Poderia ter vindo antes a classificação. Junto com diretoria, patrocinadores, torcida, um treinador extremamente competente e um time muito bom, é necessária uma pitada de sorte, é necessário que as coisas aconteçam, e desta vez, mais do que antes, têm acontecido. Fazemos tudo dentro de limitações grandes. Neste ano, fizemos uma reformulação acertada após um catarinense que não foi nem bom, nem ruim. Trouxemos um novo treinador, fizemos mudanças no elenco. E tem dado certo.”

Entre as mudanças no clube, estão as melhorias trazidas por Waguinho Dias fora de campo. Sugestões na comunicação do clube foram feitas e acatadas. O auxílio de um analista de desempenho que elabora relatórios detalhados sobre o Brusque e seus adversários foi fundamental para o entendimento de algumas partidas, a correção de falhas e o aprimoramento do jogo do quadricolor.

“Ele tem muito mérito em algumas questões fora de campo, mas não foi porque ele chegou que o clube repentinamente cresceu. O clube já vinha crescendo e teve a ganhar com a sua chegada. Quem sabe em um momento menos desenvolvido do Brusque o Waguinho não tivesse encaixado como encaixou agora. Gosto muito do trabalho dele, é um ótimo treinador.”

Esta é a sexta temporada do Brusque na Série D, a quarta consecutiva. A consolidação da equipe no cenário nacional, que inclui as participações na Copa do Brasil, tem contribuído para que a diretoria veja o clube preparado para a Série C. “Temos condições de disputar uma Série C, e o plano, como o próprio Luciano [Hang, dono da Havan] já chegou a mencionar, é chegar à Série B do Brasileiro no futuro. Mas claro, é um crescimento que inclui o nosso estádio próprio e que necessita de investimentos muito maiores por parte dos patrocinadores”, comenta Rezini.

O adversário do Brusque nas oitavas de final é o Boavista (RJ). O quadricolor enfrentou a equipe fluminense na primeira e na última rodada da fase de grupos desta Série D. No primeiro confronto, vitória por 2 a 1 no Augusto Bauer. Fora de casa, 2 a 1 para os visitantes, com uma atuação brusquense aprovada por Danilo Rezini e Waguinho Dias.

“É um time que tem um investimento forte, com jogadores que há poucos anos atuavam nos quatro grandes do Rio de Janeiro. Mas o Brusque já mostrou que tem capacidade, que pode seguir adiante”, completa o presidente.

Marketing
Para que cada vez mais torcedores sejam atraídos pelo bom momento que o clube vive, há investimentos feitos no marketing e na comunicação. Com um programa de sócio-torcedor em funcionamento com benefícios, um site oficial com loja online prestes a sair do papel e produtos licenciados à disposição do torcedor, o Brusque quer dar passos mais largos rumo a uma profissionalização mais completa, tendo como referências grandes clubes.

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“A ideia de mudança começou no início do ano. Com a construção da nossa arena por vir, tivemos que nos planejar, elaborar estratégias. O sócio-torcedor tem ganhado mais a confiança da torcida, depois de algumas tentativas que não foram bem-sucedidas no passado. Temos hoje a TV Bruscão, com alcance muito além do esperado, as redes sociais com conteúdo cada vez mais próximo do torcedor”, relata o gerente de Comunicação e Marketing do Brusque, Sandro Ortiz.

As ideias incluem ainda uma rede de descontos internacional, chamada Cashback, que é utilizada por grandes clubes do mundo, como Roma e Internazionale. No Brasil, o Brusque será pioneiro, conforme explica Ortiz.