X
X

Buscar

Como o público aproveitou a 9ª Freundenfest, em Brusque

Festa reúne diversos grupos, que vão desde amigos até colegas de trabalho

O dia foi de festa para cerca de 50 grupos que participaram da 9ª Freudenfest neste sábado, 31, em Brusque. O estacionamento do pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof estava repleto de barracas com grupos dos mais variados estilos.

A chamada festa dos amigos também foi espaço para fazer novas amizades, porque apesar e cada um ter sua barraca, era visível a integração entre os participantes dos diversos grupos.

Como cada grupo escolhe sua música, o som do ambiente ia de pagode, a sertanejo e a gaiteiro. E o cheiro também variava de acordo com o cardápio, que ia de churrasco a entrevero.

Um dos organizadores do evento, Ricardo Ulrich, avalia que esta edição da festa foi muito boa e que o público também gostou bastante. “Caiu no gosto do povo e pretendemos não largar tão cedo”, diz.

Em 2020, será a décima edição da Freuden. O organizador diz que a ideia é comemorar. “Queremos ter novidades, fazer algo especial”, adianta.

Nesta 9ª Freudenfest, teve gente participando tanto de longa data quanto pela primeira vez. Confira como o público aproveitou a festa.

1.Com os amigos

Na barraca “Bonekos” a diversão estava garantida com uma banda de pagode, bebida para vários gostos e entrevero. Um dos organizadores, Bruno Marinho Bosio, 21 anos, conta que cerca de 200 pessoas estavam confraternizando com o grupo na tenda.

Essa foi a segunda vez que ele organizou a barraca, a primeira foi na edição do ano passado. Neste ano, o grupo decidiu expandir e colocar mais tipos de bebidas e aumentar a quantidade de pessoas. O pagode também era uma das novidades.

Conforme explica Bruno, a maioria dos participantes da barraca era de amigos dos organizadores. O que ele mais gosta na Freunden é a confraternização. “É uma forma do pessoal se juntar e fazer amizades novas”, diz.

Organizadores da barra Bonekos | Foto: Brenda Pereira

2. Com os colegas de trabalho

A festa dos amigos também é local de encontro para colegas de trabalho. A compradora Glaucia Buschirolli, 36, é uma das organizadoras da tenda da empresa na qual trabalha. Ela conta que eles participam da Freunden há cerca de cinco edições.

Grupo se reúne com colegas de trabalho | Foto: Brenda Pereira

Glaucia diz que esse é um bom momento para conhecer melhor os colegas de trabalho e também os seus familiares. O cardápio do grupo era o tradicional churrasco, além do chope e doce. “Tem brigadeiro para adoçar a vida”, diz a compradora.

3. Com familiares e vizinhos

Outra forma de aproveitar a festa é com familiares e até vizinhos. O grupo “Os Devassos” esteve reunido na Freunden pela primeira vez nesta edição, com cerca de 50 participantes.

Os organizadores da barraca, Raul Fernando Cesari, 34, e Joel Teske, 22, contam que resolveram criar o grupo para confraternizar com familiares e vizinhos. Cesari participa da festa desde a primeira edição e neste ano, além de comemorar seu aniversário de 34 anos no evento, decidiu participar com a sua própria barraca.

“Os Devassos” estiveram juntos na Freuden pela primeira vez | Foto: Brenda Pereira

Ele afirma que o grupo “Os Devassos” não tem idade, por isso, o lema é “Amizade por gerações”. “É juntar pessoas de todas as idades para confraternizar”, diz Cesari. Na barraca, tinha de criança a idoso.

O cardápio do grupo era o entrevero e para adoçar um pouco, uma variedade de cucas. Na barraca deles não tinha música. “Estamos curtindo o de todo mundo”, explica o organizador.