Estamos há uma semana do término das aulas escolares e isso significa: férias!
Quando a palavra férias entra em cena, a palavra rotina saí de fininho, afinal de contas os horários de acordar, alimentação e soneca realizados antes na escolinha serão todos passados para casa e nem sempre isso será tão engessado. Mas como preparar nossa rotina para as férias escolares, sem que o estrago seja tão grande?
Tente manter uma rotina basal, ou seja, horário de dormir, almoço e janta, extrapolando eventualmente alguns outros pontos como os lanchinhos, uns minutos a mais de preguiça pela manhã e horários de brincadeiras. Assim, o básico se mantém, e ao retornar das férias será mais fácil de manejar.
Na maioria das vezes manter os horários de ir para cama, mesmo recebendo visitas em casa ou dormindo na casa da vovó. O sono é o que mais acaba sendo prejudicado quando a saída da rotina persiste por muitos dias.
Precisou sair da rotina mesmo? Um evento, o Natal, a festa de final de ano? Saia, e depois apenas volte ao normal.
Que nem dieta, comeu demais em um dia, no outro segue com tudo normal de novo!
O problema surge quando isso se repete por dias a fio.
Os bebês menores não gostam de sair de sua rotina habitual, pois eles se sentem inseguros e despreparados, quando algo fora do habitual acontece. Ou seja, quanto menor o seu bebê, mais evite sair da rotina com ele, e se sair, saiba que ele vai ficar mais chorão, mais difícil para dormir e dar mais trabalho.
Aproveite brincar, fazer programas diferentes e deixar seu filho em contato com brincadeiras pouco possíveis fora das férias. Otimize o contato com a natureza, com tios e avós e curta também as férias do seu pequeno.
Ficamos a maior parte de nossa vida sendo adultos e idosos, e nada como experiências de nossa infância para trazer riqueza ao desenvolvimento de seu filho.
Deixe-o brincar bastante, ir à praia e usar a imaginação para que essas férias sejam inesquecíveis.
Tome alguns cuidados e precauções