X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por:

Como proteger as crianças do coronavírus?

Dra Mariana Tezza fala sobre a prevenção da doença

O  mundo está em pânico pela nova pandemia instalada nos últimos dias, o novo coronavírus causador da doença Covid-19, fez algo que há muitos anos não se via: um estado de alerta mundial. Mas o que devemos temer sobre esta infecção para com nossas crianças?

O que sabemos hoje sobre a infecção de crianças ainda é muito pouco, quase não existem evidências científicas, restando apenas relatos. No entanto, para nós, adultos, o Covid-19 pode causar complicações mais graves e ser letal.

Seus sintomas são muito semelhantes a uma gripe: febre, tosse, dor no corpo, náuseas, vômitos, podendo evoluir para pneumonia e insuficiência respiratória. E como qualquer vírus, pessoas com sistema imunológico comprometido, doenças crônicas e idosos têm maior favoritismo. Portanto, mesmo que nossos filhos estejam “a salvo”, nós não estaremos, e não sabemos o comportamento do vírus em crianças com contato próximos à infectados.

Neste momento, devemos pensar no coletivo e nos afastarmos, pois o que mais chama a atenção nesta infecção é o alto nível de contágio:

– Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
– Lavar frequentemente as mãos com água sabão e utilizar álcool gel 70%;
– Usar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar ou tocar superfícies e objetos que possam estar contaminados;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Manter os ambientes bem ventilados.

Nenhuma destas orientações é novidade, afinal de contas toda e qualquer infecção viral deve ser evitada desta maneira. Então, evite expor seu filho a situações de risco, prefira ambientes controlados e bem ventilados. Hospitais e aglomerações, devem ser frequentados apenas em casos de real necessidade.

Não existem remédios milagrosos, tudo o que reforça a imunidade de seu filho é o que oriento ao longo de sua infância: dormir bem, comer com qualidade, evitar contactuantes doentes, estar com as vacinas em dia, fazer uso de vitaminas e suplementos conforme necessidade.

Este é um momento de prevenção. Devemos evitar que nossas crianças peguem não só o coronavírus, mas todos os outros vírus que se repetem todo ano. Vamos nos conscientizar e fazer com que estas medidas protetivas salvem nossos vovôs e vovós, pais e mães do Covid-19.

Me acompanhe também no Instagram e no Facebook.

Atendo na Clínica Integrare, anexo à Salutar Centro de Saúde, Jardim Maluche. Você também pode me chamar no WhatsApp 47 99266-2028