Como a Secretaria de Obras de Brusque planeja restaurar áreas afetadas por deslizamentos
Técnica da hidrossemeadura será utilizada quando a Secretaria de Obras achar necessário
A Prefeitura de Brusque contratará empresa que execute de forma permanente serviços de hidrossemeadura. Com coquetéis de sementes, o procedimento reestrutura e recupera declives e rampas que perderam sua vegetação devido a erosões, deslizamentos e enxurradas, algo comum em eventos meteorológicos de risco tanto na cidade quanto na área rural. É a primeira vez que Brusque faz este tipo de contratação.
Leia também:
Por que javalis-europeus podem prejudicar agricultura em Botuverá e região
Cerca de 40 detentos da UPA de Brusque terão suas penas revistas
Como Prefeitura de Brusque pretende investir o orçamento de 2019
A ideia partiu da Secretaria de Obras, que fez o requerimento do processo licitatório à prefeitura. “Caso ocorram esses eventos, que são comuns aqui no município, principalmente no verão, aí já teremos como fazer a recuperação destas áreas, não tínhamos isto antes. É mais uma precaução”, explica o secretário da pasta, Ricardo de Souza.
A prefeitura está licitando empresa para o trabalho. A vencedora receberá cerca de R$ 240 mil e o contrato é válido por 12 meses a partir da sua assinatura.
Nos serviços, a empresa contratada precisa dar garantia de um ano para o serviço, se comprometendo a refazer a aplicação das sementes quando não ocorrer a germinação ou fechamento da vegetação, caso sementes ou gemas acabem se provando incompatíveis com o local aplicado ou caso sejam natimortas.
A técnica
A hidrossemeadura é uma técnica que consiste em inserir sementes com jatos da água em áreas que possuam vegetação em estado degradado ou solo exposto, principalmente em taludes (rampas e declives) de aterros e morros que tiveram parte do solo cortado por causa de obras, como acontece na duplicação da rodovia Antônio Heil, por exemplo.
Para a aplicação, são selecionados tipos de sementes que podem se desenvolver com poucos nutrientes e no menor prazo possível, como gramíneas e leguminosas, a exemplo de aveia preta e nabo forrageiro. Em casos mais relacionados à estética e à jardinagem, podem ser utilizadas sementes de grama dos tipos pensacola ou amendoim.
Leia também:
Qual é a situação do prédio abandonado às margens da Antônio Heil
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Diretores de casa de câmbio continuam presos um mês depois da Operação Line Up
As sementes e outros elementos de condicionamento do solo são misturados e atirados na superfície, sendo controlados canhões ou mangueiras. Com a técnica, o terreno minimiza consideravelmente os riscos de erosões e deslizamentos.
Nas especificações técnicas do processo licitatório, são especificados coquetéis de sementes para verão (Brachiaria ruziziensis, Brachiaria brizantha, capim gordura e painço) e para inverno (Brachiaria ruziziensis, Brachiaria brizantha, aveia preta, ervilhaca a trevo branco).