X
X

Buscar

Como será a programação de Guabiruba e Brusque para celebrar o dia 7 de Setembro

Eventos serão realizados na manhã desta sexta-feira, 7

Neste ano, o dia 7 de Setembro, que marca a Independência do Brasil, será comemorado com um desfile cívico na área central de Guabiruba. O evento acontecerá a partir das 8h30, na rua Brusque, no Centro.

A apresentação terá como tema Cidade Empreendedora e vai mostrar uma versão adaptada do desfile que seria realizado no dia 10 de junho, aniversário da cidade, mas que foi cancelado neste ano por causa da chuva.

Nos anos anteriores, a data era comemorada no município com manifestações em alusão à pátria nas próprias escolas ou em seus bairros, sem um desfile central.

A concentração dos estudantes será nas proximidades da Escola de Educação Básica Professor João Boos. Em seguida, eles irão apresentar aspectos ligados ao empreendedorismo do município, bem como farão homenagens à Pátria pela passagem dos 196 anos de independência política e administrativa de Portugal.

O secretário de Educação de Guabiruba, Alfred Nagel Neto, reforça o convite à população, inclusive aos familiares dos alunos para que incentivem seus filhos a desfilar e prestigiem suas apresentações.

“Trata-se de um momento no qual podemos enaltecer a nossa pátria demonstrando todo o nosso amor por ela. Precisamos resgatar cada vez mais o sentimento de civilidade tão fragilizado nos dias atuais”, pontua o professor.

Mais informações sobre o evento pelo telefone 47 3308-3102, na Secretaria de Educação.

Praça Sesquicentenário recebe ato cívico

Em Brusque, a prefeitura realizará um ato cívico às 9h, na praça Sesquicentenário. Segundo a diretora de ensino da Secretaria da Educação, Maria Ivone Crespi Noldin, serão seis momentos na programação.

O primeiro deles é a entrada da bandeira realizada pelos atiradores do Tiro de Guerra, que executarão o hino nacional. Posteriormente, haverá a manifestação das autoridades. O hino de Brusque, na sequência, ficará a cargo da fanfarra da escola do Paquetá.

Haverá, ainda, apresentação de dança e jogral, com alunos da escola Augusta Knorring e teatro com estudantes da Georgina da Luz. O hino da Independência, que finaliza o ato, ficará a cargo dos alunos da escola Oscar Maluche. “Teremos, ativamente, turmas destas quatro escolas envolvidas da rede pública municipal. Todas as demais contarão com representantes”, explica.

Conforme salienta Maria Ivone, o ato não será extenso, mas objetivo, com a intenção de promover o resgate de ações que já foram realizadas em outros momentos e também o civismo da população. “Por isso, convidamos toda a comunidade brusquense para participar. É algo que não podemos deixar passar em branco, sobretudo pelo momento atual que vive o país. É uma oportunidade de mostrarmos que acreditamos no Brasil”, ressalta.