Competição de chope em metro anima fenafesteiros na 36ª Fenarreco, em Brusque
Concurso foi uma das atrações da noite
Concurso foi uma das atrações da noite
Mais uma noite de casa cheia no Pavilhão da 36ª Fenarreco no sábado, 14. Durante a tradicional festa alemã, em Brusque, a competição de chope de litro foi uma das grandes atrações, reunindo dezenas de fenafesteiros que aceitaram o desafio.
O concurso acontece tradicionalmente à meia-noite. As regras são simples: ganha quem beber um metro de chopp mais rápido, sem babar e nem tirar a tulipa da boca. Os vencedores recebem ingressos para o dia seguinte e um “coração da Fenarreco”.
Na categoria feminino, as disputas foram acirradas. A vencedora foi a paranaense Camila Oliveira, de 35 anos, que participou pela primeira vez da competição. Chamada carinhosamente pelos amigos de “Mia”, ela é autista e conta que o festival a ajuda a vencer alguns desafios.
“O concurso foi bem legal, apesar de eu ter entrado em pânico na hora que chamaram o meu nome e pensava que iria vomitar quando estava bebendo. Mas participar do concurso é algo que eu sempre quis fazer. Eu adoro a Fenarreco, sou autista, então o único lugar que consigo ficar com várias pessoas é na Fenarreco”, contou a vencedora.
Já no masculino, os fenafesteiros não estavam muito inspirados e todos os participantes deixaram cair cerveja ou tiraram a boca da tulipa. Samuel da Silva, de 19 anos, foi o que chegou mais perto de ganhar a competição. Apesar de não ter cumprido todas as regras, ele ainda recebeu um ingresso.
“Foi por pouco, deixei cair só uma gota, mas valeu. É a primeira vez que estou vindo aqui na Fenarreco e estou adorando a experiência”, disse Samuel, que nasceu em São Joaquim, mas mora em Brusque há 19 anos.
Além da competição de chope, o evento também contou com outras brincadeiras, com apresentações de dança e música. A 36ª Fenarreco segue até o dia 22 de outubro, quando será realizado o concurso para a escolha da nova realeza.
Neste sábado, foi realizada a campanha Fenarreco Solidária, que concedeu meia entrada aos visitantes que levaram alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza. Toda a arrecadação será destinada às vítimas que foram assoladas pelas cheias e enchentes das últimas semanas em Santa Catarina.
11h – Abertura dos portões
11h – Brusband – Pavilhão Cultural
12h – Grupo Amigos do Canto Alemão – Restaurante
14h30 – Banda Os Fantásticos – Pavilhão Cultural
17h30 – Grupo Folclórico Tutti Buona Gente
18h – Die Dorf Musikanten – Pavilhão Cultural
21h – Banda Verde Vale – Pavilhão Cultural
Dialeto bergamasco falado em Botuverá pode ser extinto nas próximas décadas: