X
X

Buscar

Compromisso em ensinar

Há 13 anos, Rogério Lana se dedica à docência no curso de Administração da Uniasselvi

Após quase 30 anos atuando exclusivamente na iniciativa privada, Rogério Adilson Lana, 54 anos, decidiu investir na carreira de professor. Com duas graduações, cinco pós-graduações e cursando mestrado, em 2004 ele foi convidado pelo grupo Uniasselvi/Assevim para lecionar no curso de Administração da instituição.

Prontamente, ele aceitou o convite, já que quando começou a fazer mestrado, tinha a intenção de dar aulas no ensino superior. Rapidamente, ele se encontrou na profissão. Deu aulas também na Unifebe, na Furb e no Ibes/Sociesc, em Blumenau, e em 2007, foi convidado para ser coordenador do curso de Administração da Uniasselvi/Assevim, função que permanece até hoje. Além disso, também leciona nos cursos de pós-graduação do grupo e cursa o pós-doutorado em Administração.

Rogério Lana iniciou na docência após quase 30 anos de dedicação na iniciativa privada | Foto: Bárbara Sales

Para ele, professor é sinônimo de compromisso. “Dar aulas é algo que eu me sinto bem, eu tenho um compromisso como professor, que é repassar conhecimento aos alunos”, diz.

Hoje, o principal desafio do professor, principalmente no ensino superior, é conquistar o aluno. De acordo com ele, os professores precisam estar em constante atualização, já que não há mais espaço para o velho professor no perfil da educação atual.

Enquanto eu viver, quero ser professor. Essa, hoje, é a minha principal função

“O aluno de hoje é diferente dos do passado, é pró-ativo, já tem toda a bagagem de conhecimento que necessita, a hora que quiser é só dar um clique na internet. O antigo aluno não tinha isso, o conhecimento estava com o professor. E agora o professor tem que despertar no aluno a curiosidade, porque o conteúdo já está disponível”.

Lana se orgulha em olhar para seus 13 anos dentro da sala de aula e perceber que já fez parte da história de muitas pessoas que hoje têm carreiras de sucesso dentro de suas profissões.

“O maior legado de um profissional da educação é ver que aqueles que passaram por sua sala de aula, com o conhecimento que adquiriram, tiveram sucesso. É uma satisfação grande ver alunos com suas próprias empresas, ocupando cargos de responsabilidade, e o que é mais prazeroso ainda, é ver aqueles que se tornaram professores e hoje são seus colegas de profissão”, declara.

O professor é só alegria ao relatar suas experiências em sala de aula e hoje, se sente um profissional completo, que ama o que faz. “Enquanto eu viver, quero ser professor. Essa, hoje, é a minha principal função”.