Comusa manifesta apoio para que tratamento do câncer pelo SUS seja feito em Brusque
Em moção, conselheiros oficializam apoio à habilitação de estabelecimentos de saúde para ofertar o serviço de oncologia no município
Em moção, conselheiros oficializam apoio à habilitação de estabelecimentos de saúde para ofertar o serviço de oncologia no município
O Conselho Municipal de Saúde (Comusa) divulgou uma moção para manifestar apoio à habilitação de estabelecimentos de saúde para oferta de serviços de oncologia em Brusque. Portanto, que o tratamento do câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) seja realizado no município.
Assinada pelo presidente do Comusa, Robson Zunino, documento é resultado da reunião do conselho realizada em 19 de outubro, quando o assunto foi debatido. A reunião contou com a presença da secretária de saúde, Thayse Rosa, e a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, Miriam Evangelista Ribeiro, entre outras autoridades.
Na ocasião, foi visto que pacientes diagnosticados com câncer em Brusque precisam, obrigatoriamente, se dirigir a Blumenau, por conta própria ou em transporte fornecido pela Secretaria de Saúde e pela Rede Feminina.
Leia mais:
O que impede que o tratamento do câncer pelo SUS seja realizado nos hospitais de Brusque
Lá, realizam todas as etapas do tratamento, desde consultas até procedimentos mais complexos, como radioterapia, quimioterapia e cirurgias. A moção ressalta que nada, além de encaminhamento, é feito pela rede pública do município.
Além disso, o documento ressalta que, somente no município de Brusque, os tumores estão entre as cinco principais causas de internação nos últimos quatro anos. As neoplasias também estão entre as três maiores causas de mortalidade nos anos de 2019, 2020 e 2021.
“Brusque conta com estabelecimentos de saúde que atuam de maneira regional, atendendo municípios vizinhos com serviços de saúde de Média e Alta Complexidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)”, reforça a moção.
Assim, o documento afirma que “a prestação dos serviços de Oncologia no município beneficiará não somente a população de Brusque, mas de toda a sua região de abrangência, trazendo alívio e conforto aos pacientes acometidos com essa enfermidade”.
Nova geração de bergamascos é esperança para manter dialeto vivo em Botuverá: