Concurso em Guabiruba estimula produção cultural e difusão de conhecimento sobre a estrutura política
Iniciativa abrange estudantes do pré ao 9º ano e foi lançada na manhã de hoje, na escola Othília Schlindwein
A primeira edição do concurso Talento Guabirubense foi lançada na manhã desta quarta-feira, 23, na escola Othília Schlindwein, uma das maiores do município, com quase 700 alunos. Nele, estudantes da pré-escola ao 9º ano podem inscrever trabalhos ligados à pintura, desenho e redação para concorrer a prêmios.
As modalidades são destinadas a faixas de idade diferentes, com premiações especiais para cada uma. Os alunos podem inscrever os trabalhos nas diretorias das escolas, seguindo os requisitos definidos para o concurso.
Na pintura, o foco deve ser o prédio da Câmara Municipal. Já o desenho deve seguir o tema “Meu bairro é assim”, demonstrando uma representação do bairro de cada estudante. Nas redações narrativas, os alunos devem criar uma história onde os vereadores auxiliem na resolução de uma situação do município, enquanto que nas redações dissertativas deve ser descrito um problema existente no bairro, com uma possível solução que independa de aporte financeiro.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Kormann (PP), a iniciativa deve servir para aproximar os estudantes da rotina democrática e facilitar o entendimento sobre os trabalhos desenvolvidos pelos poderes públicos.
O órgão público é o realizador do projeto, em uma parceria com a Secretaria de Educação. O concurso tem um site próprio (talentoguabirubense.com.br), no qual são disponibilizadas informações como o regulamento, contatos e datas da seletiva.
Interesse comunitário
Junto ao material de divulgação do concurso, os estudantes receberam uma cartilha onde estão descritas as funções do Executivo, Legislativo e Judiciário. O projeto atraiu o apoio de cerca de 13 empresas locais, segundo Kormann.
O concurso também é uma forma de aproximação institucional. Há cerca de quatro anos, lembra, a Câmara já faz um trabalho de divulgação e esclarecimentos para o Ensino Médio. No projeto, um grupo de estudantes e vereadores do município chegaram a participar de debates sobre projetos em escolas locais na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Com o concurso, o modelo é aperfeiçoado e estendido para o Ensino Fundamental. “É um primeiro passo. Estamos iniciando uma conscientização e um trabalho para que, futuramente, eles tenham um engajamento político no município e de um papel de liderança”.
Para o prefeito Matias Kohler, projetos como este são importantes para a comunidade conhecer o funcionamento e ter maior clareza sobre o processo político. Ele destacou a aproximação da Câmara de Vereadores com a população, assim como o incentivo às habilidades escolares.
Na avaliação dele, incentivos como este nos pequenos municípios são essenciais para a mudança do contexto político nacional.
Reflexos na educação
“Com certeza, quando eles chegarem aos 18 anos, terão passado por várias etapas e possuirão uma base bem mais ampla sobre o papel e função dos vereadores no município”, projeta a diretora Luciana Dallabeneta.
Otimista com os possíveis resultados do projeto, ela acredita que a iniciativa não será importante só para os 640 alunos da escola, mas para o município.
Projeção semelhante é feita pelo secretário de Educação, Fred Naguel. Para ele, é importante os estudantes conhecerem o papel da política na sociedade. Com a abrangência diversificada, acredita ser possível aproximar o tema de forma leve e adaptada para cada faixa etária.
Saiba mais:
Pintura: Da pré-escola ao 1º ano. Concorre a um passaporte com acompanhante para o parque Beto Carreiro
Desenho: Do 2º ano ao 5º ano. Os alunos desta categoria concorrem a um tablet
Redação narrativa: Para os alunos do 6º ao 7º ano. Com premiação de um smartphone
Redação dissertativa: Para alunos do 8º ao 9º ano. Com premiação de um smartphone
Inscrições entre os dias 24 de maio e 1º de julho, nas diretorias das escolas.