X
X

Buscar

Condomínios de Brusque adotam medidas para evitar contaminação por coronavírus

Entre as principais ações está a proibição do salão de festas, além de recomendações para o uso do elevador

Desde o início do isolamento social em Santa Catarina, administradoras de condomínios de Brusque têm tomado medidas e orientado os clientes com o objetivo de evitar a proliferação do novo coronavírus nos condomínios. 

A partir do primeiro decreto estadual que estipulou a quarentena no estado, os condomínios adotaram algumas medidas, como proibir o uso dos salões de festas, piscinas, academias, playgrounds e outras áreas comuns.

Algumas orientações também foram repassadas aos síndicos quanto ao elevador e a limpeza dos prédios. O pedido das administradoras é evitar que várias pessoas utilizem o elevador ao mesmo tempo. O ideal é que apenas moradores do mesmo apartamento usem o elevador juntos.

“Desde o dia 19 de março estamos seguindo todas as orientações do governo do estado. Também orientamos todos os síndicos sobre como proceder neste momento, principalmente sobre a importância da desinfecção do elevador e outras áreas comuns”, diz o gerente da Bruscon, Luiz Filipe Ramos.

Segundo ele, uma das orientações repassadas, seguindo nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde, é que os condôminos evitem receber visitas neste período de quarentena e também não façam mudanças, somente em casos de extrema necessidade.

O proprietário da AC Condomínios, Beno Alcides Buttchevits, destaca que todas as assembleias foram suspensas e que a empresa implantou o formato online para a resolução de problemas pontuais. “Estamos fazendo as reuniões online para que os condomínios não fiquem totalmente descobertos nesse período. Para casos emergenciais, essa foi a solução encontrada”.

De acordo com ele, estão suspensas eleições para síndico, assembleias para prestação de contas, e aprovação de chamada de capital. “Esses assuntos são mais complexos e por enquanto não temos amparo legal para realizar de forma online”.

Na AMC Condomínios todas as reservas do salão de festas foram canceladas por meio do sistema online da administradora. “Em acordo com todos os síndicos bloqueamos as reservas e os moradores foram comunicados pelo celular”, conta a proprietária Marise Sanni Batisti.

Na questão da limpeza dos condomínios, também foi preciso se adaptar. Marise destaca que em prédios que tinham o serviço de limpeza terceirizado, os funcionários do grupo de risco foram afastados. Já os funcionários registrados em condomínios optou-se por fazer o revezamento. “Deixamos os idosos acima de 60 anos em casa e revezamos com outros funcionários. Estamos dando todo o suporte home office para os condôminos”.

Marise destaca que os condomínios também receberam álcool gel que estão disponíveis nas áreas comuns.

Principais orientações

– Fechar áreas de lazer como salão de festas, academias, piscinas, playgrounds, salão de jogos, área de churrasqueira, entre outros;

– Não convocar assembleias ou reuniões presenciais;

– Evitar a realização de obras que não sejam emergenciais, tanto nas áreas comuns quanto nos apartamentos;

– Evitar a realização de mudanças;

– Não permitir aglomeração de pessoas;

– Evitar o recebimento de visitas no período da quarentena.