Conferências celebrarão 200 anos da Independência do Brasil
Para iniciar as comemorações, príncipe Dom Bertrand de Orléans e Bragança ministrará palestra em Brusque
Para iniciar as comemorações, príncipe Dom Bertrand de Orléans e Bragança ministrará palestra em Brusque
A partir deste ano, Brusque inicia as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil e da Fundação do Império. A data oficial do bicentenário é 7 de setembro de 2022. Porém, nos setes anos que antecedem, foi organizado o Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas.
Leia também: Setram investe em sinalização na pista para facilitar estacionamento
A ideia é do historiador Paulo Vendelino Kons, e teve respaldo das instituições que resgatam e preservam a história, além das igrejas e do poder público. Para ele, a data é de extrema importância. “A construção de Brusque, do estado e do país, não aconteceu do nada. Foi um trabalho, uma conquista e perseverança de muitas pessoas que contribuíram para a sociedade civil. Por isso, é necessário revisitar toda a trajetória para inspirar as pessoas de como seguir”.
Segundo Kons, para reviver a história, é preciso tempo e dedicação. Por isso, seria impossível fazer tudo somente em uma data. Assim, foi formulado um calendário até 2022, e determinado quais temas tratar. Nos anos em que ocorrerem eleições, tanto municipais quanto nacionais, as conferências serão realizadas no dia que antecede a data da Proclamação da República (15 de novembro). Já nos anos em que não ocorrem as eleições, serão sempre no dia 6 de setembro. “Todos os anos, toda a comunidade poderá participar, gratuitamente, de um encontro de altíssimo nível”.
Os temas escolhidos para as conferências foram definidos após uma reflexão do contexto dos 200 anos e da análise dos caminhos que a sociedade precisa trilhar, na visão dos organizadores. Após cada exposição, ocorrerá uma mesa de debates, que mesclará especialistas e lideranças locais, além de oportunizar a manifestação dos presentes.
Para abrir o ciclo das conferências, neste ano, foi confirmada a presença do príncipe Dom Bertrand de Orléans e Bragança, bisneto da princesa Isabel e do Conde d’Eu.
O príncipe ministrará a palestra com o tema “A contribuição da monarquia para a construção do Brasil independente”. O evento ocorrerá no dia 14 de novembro, às 19h, no teatro do Centro Empresarial, Cultural e Social de Brusque (Cescb).
De acordo com o organizador do evento, cada conferencista buscará conexões entre as realidades de Brusque com o estado e o país. “Queremos despertar a realidade que nos marcou e marca até hoje e oportunizar a abertura de um olhar mais amplo, de tudo que nos cerca”, diz Kons.
Ele acrescenta que comemorar os 200 anos, é como festejar um aniversário de vida, em que se pode fazer um balanço de toda a trajetória. “Apesar de muitas coisas terem mudado com o passar dos anos, muitas permanecem até hoje. E graças aos princípios e valores deixados a nós, é que foi construída a nossa Brusque de hoje”, conclui Kons.
Programação
14 de novembro de 2016
Tema inaugural: A Contribuição da Monarquia para a Construção do Brasil Independente, com príncipe Dom Bertrand de Orléans e Bragança
6 de setembro de 2017
Tema: Educação
14 de novembro de 2018
Tema: Cultura e Fé
6 de setembro de 2019
Tema: Economia
13 de novembro de 2020
Tema: Administração e Política
6 de setembro de 2021
Tema: Globalização
6 de setembro de 2022
Tema: Desafios e Perspectivas para o Brasil