Confiança e honestidade: brusquense cria loja sem atendente em Pomerode

Ideia é que quem passe pelo local deixe o dinheiro na caixinha e leve o produto desejado

Confiança e honestidade: brusquense cria loja sem atendente em Pomerode

Ideia é que quem passe pelo local deixe o dinheiro na caixinha e leve o produto desejado

O professor aposentado Aquiles Duarte de Souza e o filho, o advogado Elson José Dario Duarte de Souza, tonaram realidade uma iniciativa inusitada em Pomerode.

Ambos montaram um ponto de apoio que fornece produtos na rota do circuito de cicloturismo do Vale Europeu, porém, não há ninguém atendendo no local, confiando na honestidade dos clientes.

Aquiles nasceu em Brusque, estudou em Blumenau e hoje mora com o filho em uma propriedade rural na região. A loja fica exposta na rua Doutor Wunderwald, no bairro Wunderwald. O professor e o filho moram em frente ao ponto de venda.

“O que importa para nós é a conexão e a troca cultural com esses ciclistas. Já conversei até com pessoas do Oriente Médio aqui. Amo filosofia, amo história e amo viajar o mundo. Apenas estou tentando retribuir a troca que recebo, não queremos lucrar com nada”, diz Aquiles.

Aquiles Duarte de Souza/Divulgação

Ideia

Pai e filho moram há cinco meses no local e o tempo foi suficiente para perceberem que há uma passagem grande de ciclistas pela rua. Logo, se basearam em uma ideia que viram na Europa e passaram a aplicá-la na região.

Arquivo pessoal

Tudo começou com um isopor pequeno e hoje as bebidas ficam em um cooler doado por um ciclista que ficou amigo dos dois.

“A região é de um ciclismo intenso e cansativo, logo, é incrível para os ciclistas encontrarem um ponto com uma água gelada, uma barra de cereal. Não faço para ganhar dinheiro, faço por prazer em ajudar no próximo. Até no Natal a gente decora a mesa onde ficam os produtos”, brinca.

Aquiles Duarte de Souza/Divulgação

No ponto de assistência, como chama Aquiles, há bebidas, frutas plantadas em casa e barrinhas de cereal. Se o comprador tiver que receber troco ele pode pegar o que está disponível na caixinha se necessário. Segundo pai e filho, o objetivo da ideia é se basear em honestidade e confiança.

Aquiles Duarte de Souza/Divulgação

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo