Prefeitura de Brusque/Divulgação
Confira balanço e prazo de conclusão de algumas obras em andamento em Brusque
Atualmente, cidade tem sete obras em execução que são de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura Estratégica
Atualmente, a Prefeitura de Brusque tem sete obras em andamento que são de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura Estratégica. A obra de maior impacto é de macrodrenagem da bacia Felipe Schmidt, que acontece no momento em parte da rua João Bauer. De acordo com a pasta, a obra está com aproximadamente 30% de seus serviços realizados e a previsão de conclusão é para maio deste ano.
A obra mais antiga é a de drenagem, pavimentação e sinalização da rua Otaviano Rosa, no bairro Cedro Alto. Os trabalhos no local iniciaram em março de 2017. De acordo com a secretária de Infraestrutura Estratégica, Andrea Volkmann, a obra está 85% concluída.
Ainda não há uma data para a conclusão dos serviços no local, pois a prefeitura precisou rescindir o contrato com a empresa executora e aguarda análise da Caixa Econômica Federal para finalizá-la. Até o momento, a prefeitura já investiu R$ 5,3 milhões nesta obra.
Já a obra mais recente em execução é a de adequação e reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santa Terezinha. Ela foi iniciada em dezembro do ano passado e tem previsão de conclusão para o mês de novembro, ao custo estimado de R$ 1,6 milhão.
Veja obra a obra
1 – Macrodrenagem Bacia Felipe Schmidt
Data de início: 16/09/2021
A obra está com aproximadamente 30% de seus serviços realizados. No momento, a empresa executora segue com o assentamento de galerias 2 x 2 metros ao longo da rua João Bauer. Já foram assentados aproximadamente 425 metros de galerias.
O que falta para concluir: Para concluir, falta o assentamento de aproximadamente 360 metros de galerias 2 x 2 metros e 180 metros de galerias 2 x 1,5 metros. Além disso, há também a pavimentação de todo o trecho da obra.
Previsão de conclusão: 16/05/2022
Valor pago até o momento: R$ 1.066.397,62
Valor total estimado: R$ 4.084.153,88
2 – Construção do Centro de Educação Infantil Emma II
Data de início: 05/10/2021
A obra está com aproximadamente 16% de seus serviços realizados. No momento, a empresa executa a supraestrutura com o levantamento de pilares e das vigas do pavimento superior.
O que falta para concluir: Para concluir, falta a finalização de toda a parte da infraestrutura e supraestrutura, a execução da alvenaria e cobertura da creche, além dos revestimentos, acabamentos, sistemas elétricos, entre outros.
Previsão de conclusão: 05/04/2023
Valor pago até o momento: R$ 690.077,26
Valor total estimado: R$ R$ 4.318.749,75
3 – Rampa de acessibilidade da Escola Paquetá
Data de início: 24/03/2021
A obra está com aproximadamente 46% de seus serviços realizados. No momento, a empresa segue com a parte de revestimentos e acabamentos da rampa de acessibilidade e iniciou os serviços do sistema de prevenção de incêndio no interior da escola. De acordo com Andrea Volkmann, toda a parte de infraestrutura e supraestrutura está finalizada e a alvenaria está com 90% dos serviços concluídos.
O que falta para concluir: Para concluir, falta o revestimento e acabamentos internos e externos da rampa, esquadrias e, também, serviços elétricos, hidráulicos e de prevenção contra incêndio da rampa e no interior da escola.
Previsão de conclusão: 24/04/2022
Valor pago até o momento: R$ 232.221,98
Valor total estimado: R$ 503.587,43
4 – Parque Linear/Integração Fenarreco e Parque das Esculturas
Data de início: 15/07/2020
A obra está com aproximadamente 40% de seus serviços realizados. No momento, a empresa segue com a execução de assentamento de paver e meios-fios dos passeios e ciclovia ao longo da rodovia Antônio Heil, se aproximando do trecho 5 a ser executado.
O que falta para concluir: Para concluir, falta a finalização dos passeios e ciclovia até o Parque das Esculturas, execução de canteiros e mobilização das estátuas ao longo de todo o parque linear, sistema elétrico e serviços de paisagismo.
Previsão de conclusão: 15/04/2022
Valor pago até o momento: R$ 494.860,51
Valor total estimado: R$ 1.270.113,00
5 – Drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização da rua Otaviano Rosa
Data de início: 17/03/2017
A obra está com aproximadamente 85% de seus serviços realizados, e no momento, está paralisada. O contrato com a empresa executora foi rescindido por atraso na obra. De acordo com a secretária de Infraestrutura Estratégica, a prefeitura está analisando as possibilidades para a finalização da obra.
O que falta para concluir: Execução de um trecho com aproximadamente 300 metros de passeios.
Previsão de conclusão: Em análise com a caixa econômica para finalizar obra
Valor pago até o momento: R$ 5.334.172,90
Valor total estimado: R$ 6.268.672,46
6 – Macrodrenagem da rua Joaquim Zucco
Data de início: 26/10/2020
A obra está com aproximadamente 80% de seus serviços realizados. No momento, a empresa segue com os trabalhos de assentamento de tubulação de 1,5 metros de diâmetro no trecho final da obra. Este trecho é executado no período noturno para não prejudicar as empresas e a comunidade local. Para este trecho, está previsto o assentamento de aproximadamente 300 metros de tubulação, sendo que já foi concluído um terço deste serviço. Os três primeiros trechos estão finalizados e foram executados pelo método de travessia não destrutiva com túnel liner.
O que falta para concluir: Execução de aproximadamente 200 metros de tubulação de 1,5 metros de diâmetro e a recomposição do pavimento pela Secretaria de Obras.
Previsão de conclusão: 26/03/2022
Valor pago até o momento: R$ 1.417.135,95
Valor total estimado: R$ 1.918.178,20
7 – Obras de adequação e reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Terezinha
Data de início: 02/12/2021
A obra está com aproximadamente 2% de seus serviços realizados. No momento, a empresa segue com os serviços de vistoria da edificação existente, readequação da estrutura de fundação, instalação do sistema hidráulico novo e readequação das esquadrias e layout da nova unidade. Andrea Volkmann destaca que a cobertura, que apresentava diversos problemas de infiltração, já foi 100% reformada.
O que falta para concluir: Grande parte dos serviços de demolições e movimentações de terra, alvenaria, revestimentos, acabamentos e os sistemas elétricos, hidráulicos, prevenção contra incêndio, entre outros.
Previsão de conclusão: 02/11/2022
Valor pago até o momento: R$ 33.582,69
Valor total estimado: R$ 1.666.748,73
*Colaborou Vitor de Souza Dias