X
X

Buscar

Confira como foi a abertura da 23ª edição dos Jogos Comunitários de Guabiruba

Evento foi realizado no ginásio municipal João Schaeffer na noite deste sábado

Na noite deste sábado, 29, aconteceu a abertura da 23ª edição dos Jogos Comunitários de Guabiruba. O evento iniciou pouco depois das 18h, no ginásio municipal João Schaeffer, no Centro.

A cerimônia começou com um desfile das delegações participantes, representadas pelos coordenadores. Após os discursos das autoridades, o apito do juiz deu início ao primeiro jogo da edição, uma partida de futsal entre Lageado Alto e Imigrante.

Foto: Brenda Pereira

Os jogos comunitários envolvem os bairros Aymoré, Centro, Guabiruba Sul, Imigrante, Lageado Alto, Lageado Baixo e São Pedro, somando aproximadamente dois mil participantes que disputam as 37 modalidades.

As competições seguem até o dia 24 de maio, com disputas às segundas, quartas e quinta-feiras, sábado e domingo. A premiação aos campeões acontece no dia 6 de junho, dentro da programação de aniversário da cidade.

A secretária da Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, Marcia Hoschprung Watanabe, explica que nesta edição a modalidade de cabo de guerra foi excluída por ser perigosa para os competidores.

Os jogos deste ano seguem o mesmo padrão do ano passado, quando a competição passou a ser organizada por chaves. O campeão da edição anterior fica na Chave A, formada por três equipes, e o vice fica na Chave B, composta por quatro equipes.

A competição inicia com disputa entre os times de cada chave e o campeão de cada uma delas é classificado para a semifinal. O segundo e terceiro de cada chave disputam para definir o outro finalista.

Interação entre a comunidade

Durante o discurso na cerimônia de abertura o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, parabenizou as equipes pelo empenho na participação dos Jogos Comunitários. Ele comenta que há 23 anos não se imaginava que a competição seria tão importante para a comunidade.

Kohler reforçou a importância que os jogos têm para o município, de proporcionar uma confraternização entre os bairros.

Marcia também ressalta esse aspecto e diz que a competição todos os anos une a comunidade e traz um espírito de interação entre os participantes.

Expectativa são altas entre as equipes

O coordenador da equipe do bairro Imigrante, Marcio Pereira, afirma que as expectativas para a edição deste ano são as melhores possíveis. O time conquistou o lugar mais alto do pódio nas duas últimas edições e almeja o tricampeonato.

Pereira comenta que a disputa não é fácil, mas está confiante de que se o time conseguir bons resultados como no ano passado, se consagre campeão.

Os coordenadores do Centro, Jeferson de Souza e Jéssica Rothermel Bretzke, têm esperanças de fazer bons jogos e superar os resultados do ano passado.

Foto: Brenda Pereira

Eles comentam que nos últimos anos a equipe esteve um pouco desmotivada, mas a intenção é fortalecer o time com a participação de mais pessoas da comunidade e buscar um destaque na competição.

O time do bairro Guabiruba Sul está em busca do primeiro título nos Jogos Comunitários. O coordenador Joelcio Rodrigues diz que a equipe cresceu nos últimos anos e no ano passado conquistou o terceiro lugar na classificação geral. Nesta edição, a expectativa é o primeiro lugar.

Foto: Brenda Pereira

Rodrigues comenta que um dos desafios é trazer mais pessoas para a equipe, mas está motivado. Atualmente o grupo conta com aproximadamente 110 participantes.

O Guabiruba Sul é destaque em modalidades como o karate, tanto no masculino quanto no feminino, e no ciclismo.

O calendário de jogos pode ser acessado no site da Prefeitura de Guabiruba www.guabiruba.sc.gov.br, na seção de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude.