X
X

Buscar

Confira como foi o movimento em Brusque no primeiro dia de restrições ao comércio

Maioria dos estabelecimentos estavam fechados conta do decreto do governo do estado para conter Covid-19

A manhã desta quinta-feira, 19, no Centro de Brusque foi bem diferente do normal. No primeiro dia de ações efetivas após o decreto do governador Carlos Moisés (PSL) para conter a pandemia do coronavírus em Santa Catarina, a grande maioria do comércio estava fechado.

Galeria: confira imagens de Brusque no primeiro dia de restrições ao comércio por causa do coronavírus

Por volta de 8h, quando o Centro da cidade normalmente está com o trânsito complicado, as ruas estavam praticamente vazias. Além do comércio, escolas também estão fechadas.

Os únicos estabelecimentos comerciais abertos são supermercados, farmácias e postos de combustíveis. Mesmo antes das 9h, os mercados já tinham uma grande movimentação. Supermercados de Brusque afirmam que população não precisa estocar produtos.

Na noite desta quarta-feira, 18, o governo de Santa Catarina publicou uma portaria que limita entrada de pessoas em estabelecimentos. O artigo 2 da portaria estabelece a limitação de entrada de pessoas em 50% da capacidade de público dos estabelecimentos que vendem medicamentos e gêneros alimentícios.

A Polícia Militar estava nas ruas fiscalizando o cumprimento das medidas dos governos em relação ao coronavírus, cumprindo o anunciado na quarta-feira, 18.

Bruno da Silva

Alguns restaurantes do Centro também estão funcionando, mas em regime especial, com entregas. Bancos estão abertos, porém apenas para uso dos caixas eletrônicos.

As lojas de conveniência de postos de combustíveis também estão abertas. O terminal de ônibus está fechado.

O prédio do INSS também está fechado, mas um recado na porta do local afirma que funcionários estão trabalhando de forma remota para diminuir os prejuízos à população. Alguns escritórios de advogados e contadores estavam abertos.

Bruno da Silva

Funcionários da prefeitura estão nas ruas, trabalhando em postes de luz e nas obras da avenida Bepe Roza, a Beira Rio.

Algumas das poucas pessoas que estavam nas ruas, usavam máscaras. Especialistas explicam que o uso de máscaras deve ser apenas para quem tiver sintomas e/ou estiver cuidando de pessoas doentes.

Bruno da Silva

A Policlínica está aberta, mas todas as consultas foram canceladas. O atendimento prioritário e a farmácia estão funcionando.