Confira como foi o retorno do transporte coletivo em Brusque
Maioria das linhas foram mantidas, com exceção de algumas que atendem Guabiruba
Maioria das linhas foram mantidas, com exceção de algumas que atendem Guabiruba
Os ônibus voltaram a circular em Brusque nesta segunda-feira, 8, com várias medidas de segurança para conter a contaminação pela Covid-19. O transporte coletivo na cidade estava sem funcionar há 83 dias, desde 18 de março.
A maioria dos horários foi mantida, com alterações apenas em algumas linhas que atendem Guabiruba. O movimento no Terminal Central era pequeno na primeira manhã de retorno do transporte coletivo.
Funcionários da Secretaria de Saúde estavam no local medindo a temperatura e orientando os usuários. Eles também forneceram máscaras para as pessoas que estavam sem, já que é o obrigatório o uso no terminal e dentro dos ônibus.
Um dos funcionários, Murilo Lyra, contou que, caso algum usuário apresente algum sintoma da Covid-19, será orientado a ir até o Centro de Triagem para ser melhor avaliado.
Moradoras do bairro Limeira Baixa, Mara e Sueli contam que os ônibus estavam vazios mais cedo e que todas as pessoas estavam sentadas e utilizando máscara.
Além da obrigatoriedade da utilização de máscara e da lotação máxima permitida ser de acordo com quantas pessoas puderem viajar sentadas, os ônibus estão passando por higienização a cada viagem. Funcionários entram nos veículos para a limpeza antes dos próximos passageiros entrarem.
As passagens só estão podendo ser pagas com cartão passe, como medida para evitar a utilização de dinheiro dentro do transporte. O cartão pode ser feito no terminal e é de graça.
Moradores do bairro Águas Claras, o casal Ondina e Orlando foi ao Centro para ir retirar dinheiro no banco.
Eles perceberam que os horários dos ônibus se mantiveram os mesmos e também que foram feitas marcações nos bancos do terminal para que a distância de segurança fosse respeitada.
O terminal também disponibilizou em vários pontos álcool em gel para que os usuários pudessem higienizar as mãos. Os quiosques também já estavam abertos e disponibilizando álcool em gel para os clientes.