Confira dicas da Polícia Civil para não cair em golpes na internet relacionados à pandemia

É preciso cuidar com links suspeitos

Confira dicas da Polícia Civil para não cair em golpes na internet relacionados à pandemia

É preciso cuidar com links suspeitos

A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil de Santa Catarina, a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) e o Ciberlab do Ministério da Justiça e Segurança Pública listaram algumas dicas para que a população não caia em golpes na internet diante da pandemia do coronavírus.

O alerta é para que as pessoas cuidem inclusive com links relacionados à Covid-19, pois criminosos costumam se aproveitar do momento para enganar as pessoas.

Segundo o delegado Luis Felipe Rosado, já há casos em outros estados em que golpistas utilizam informações sobre o coronavírus e obtém acesso a informações pessoais.

“Fazemos esse alerta de cuidado às pessoas sobre golpes praticados por redes sociais, aplicativos de mensagens e mensagens de texto relacionados ao coronavírus. Caso tenha sido vítima faça um Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual da Polícia Civil, sem a necessidade de ir a uma delegacia”, avisa o delegado.

Em meio a tanta informação sobre o Covid-19, muitas notícias falsas têm sido utilizadas para a prática de crimes cibernéticos.

Veja algumas dicas para não cair em golpes

– Cuidado com URLs (links) dos sites que for acessar, muito deles podem ser bem similares aos dos sites verdadeiros, porém com uma ou outra letra diferente.

– Atenção redobrada com notícias sensacionalistas, ofertas excepcionalmente boas e outras ocasiões que se mostrem fora do comum.

– Suspeite de mensagens com as expressões: Urgente! Atenção! Leia! Não deixe de repassar! Compartilhem antes que excluam! Divulgue para seus contatos!

– Fique atento aos erros de português dos textos e páginas com layout mal construídas.

– Cuidado com situações que exigem dinheiro ou dados de cartões de crédito.

– Sempre confirme se a informação é verdadeira. Caso seja suspeita, não repasse.

 

Denúncias podem ser feitas pelo 181 ou no WhatsApp (48) 98844-0011.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo