Confira as expectativas dos semifinalistas do Campeonato Amador de Brusque
Abresc, Paysandú, São Leopoldo e Limeirense seguem vivos na competição; segunda divisão também terá rodada
Uma semifinal cheia de surpresas inicia neste fim de semana pelo Campeonato Municipal de Futebol Amador de Brusque. A disputa terá duas equipes com histórico de competitividade dentro do torneio, Abresc / JK Motos / Zé Melo, e duas gratas novidades, Limeirense / União e São Leopoldo.
Os dois confrontos serão realizados neste domingo, 15, a partir das 9h45. Serão os jogos de ida, sendo que a volta ainda não tem data definida. No estádio da Abresc os donos da casa encaram o Paysandú. Já no Estádio do Limeirense, na Limeira, a equipe mandante enfrenta o São Leopoldo.
Abresc x Paysandú
Representante do bairro Águas Claras, foi em meio a águas turbulentas que a Abresc chegou à semifinal. Precisou de garra, determinação e uma pitada de sorte. O elenco fez boa fase de grupos, mas não terminou na liderança e por isso teve que, primeiro, jogar quartas de final contra o River Plate Azambuja.
Nesta etapa foi que o sufoco aconteceu: os adversários se mostraram qualificados e fizeram com que a decisão fosse para os pênaltis, superados pela Abresc pelo placar de 4 a 3. Para o técnico Elso Silvano, foi uma surpresa, mas ele assume a culpa. “Eu esperava que pela história e a grandeza da Abresc dentro de Brusque, não fosse tão difícil como foi. Mas acredito que tentei escalar o time de uma forma que não foi a ideal, por isso nos atrapalhamos, além disso o time deles jogou demais”.
Mas, para o confronto com o Paysandú, Silvano apostará em mudanças. Ele afirma que respeita o adversário, mas não vê favorito para chegar até a grande final. “Eles têm um técnico muito experiente e sempre montam bom time. Eu tenho uma grande equipe na mão, mas agora preciso apostar em ganhar o meio-de-campo. No futebol de hoje, se você tem o meio, é quase certeza de vitória”.
Em 2017, as duas equipes já haviam se enfrentado, no Amador realizado por uma agência. O Paysandú venceu, mas, com recurso por ter atleta adversário irregular, a Abresc conseguiu a classificação. Agora é o momento de reencontro dos clubes, com a rivalidade a todo vapor.
Para Antônio Carlos Melo Junior, o Toninho, atleta e dirigente do Paysandú, ter chegado direto na semifinal como líder do grupo foi algo construído com o tempo. “Nós já tínhamos uma base montada do ano passado, e havíamos chegado longe. Com isso mantemos e trouxemos mais reforços que ajudaram a estruturar melhor”.
Segundo o jogador, a expectativa é não só que o alviverde avance para a etapa final, mas que também conquiste a taça. “Esse ano pode cobrar, vai ser difícil tirar da gente. Temos tudo para ir em busca do título. Estamos trabalhando para isso, e nosso técnico, Agenor, sempre monta time que chega longe”.
Limeirense x São Leopoldo
O Limeirense chega na semifinal credenciado por ter derrubado uma equipe gigante, que chegou a ser apontada como favorita ao título, nas quartas de final. Com uma vitória incontestável por 3 a 1 no segundo jogo, o time chega com moral para disputar a fase semifinal.
Para Anderson Miguel Costa, dirigente e responsável pela equipe, isso dá confiança ao encarar outro favorito, o São Leopoldo. “Estamos em uma crescente no campeonato. Isto nos motiva mais para fazer um belo jogo e sair deste primeiro desafio com boa vantagem para a volta”.
Dono de uma campanha invicta dentro do campeonato, o São Leopoldo é o time a ser respeitado no Amador de Brusque. Surgindo neste ano, no vácuo deixado por equipes tradicionais que decidiram não participar, a equipe conseguiu montar um grande elenco, bem entrosado e que briga pelo título.
Além disso, para o volante da equipe, Lucas Felipe Venzon, há um fator importante no São Leopoldo para conquistar os resultados positivos: não são apenas os 11 titulares que podem decidir. “É um grupo inteiro bastante qualificado. Esse foi o projeto que foi apresentado para nós atletas desde antes do campeonato, e vem sido seguido”.
Venzon afirma que o time vai lutar para buscar a vitória já na primeira partida, facilitando tudo para o confronto derradeiro. “Vai ser um jogo muito difícil. O Limeirense não chegou a toa na semifinal. Temos dois jogos para decidir, e precisamos nos concentrar para fazer um bom jogo”.
Segunda divisão
Equipes lutam por vaga na final
As semifinais vão rolar também para a segunda divisão do Municipal de Futebol Amador. O Angelina encara o Santa Cruz dentro de casa, no bairro São Pedro. Enquanto isso, o Parma recebe o Limeira Baixa no Vicente Bissioni. Os dois duelos serão também no domingo, 15, às 9h45.