X
X

Buscar

E se…? Confira lista com dez jogos que poderiam ter mudado o rumo do Brusque na Série B

Queda foi confirmada em meio a partidas nas quais o quadricolor tinha tudo para vencer ou empatar, mas não conseguiu

Em uma campanha decepcionante, o Brusque foi rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro com duas rodadas de antecedência, e vive uma sequência de oito jogos sem vitória. Ao longo da competição, o quadricolor foi mostrando uma deficiência ofensiva que se mostrou irremediável. O descenso não foi fruto de um episódio, um personagem ou um jogo específico, mas por um conjunto de desempenhos ruins e por um acúmulo de desperdícios. Em 2021, o Marreco se manteve na divisão tendo a pior defesa; agora, cai enquanto tem o pior ataque.

Relembre abaixo uma seleção de dez jogos do Brusque na Série B de 2022 que foram definidos em insólitos detalhes: oportunidades desperdiçadas, vacilos decisivos, erros de arbitragem e até o mais puro azar. A queda foi confirmada nesta sexta-feira, 21, quando a Chapecoense bateu Tombense por 3 a 2 na Arena Condá.

Douglas Coutinho chuta de fora, pressionado por Bruno Aguiar | Foto: Ricardo Chicarelli/Londrina EC

Londrina 2×1 Brusque

14 de maio – 7ª rodada

O último jogo de Waguinho Dias pelo Brusque. Júnior Todinho e Alex Sandro perderam gols no primeiro tempo. Este, inclusive, desperdiçou pênalti aos 45 do primeiro tempo, quando o Londrina vencia por 1 a 0. Aos 20 do segundo, Jailson sofre novo pênalti e Diego Jardel converte. Oito minutos depois, Caprini marca um golaço de fora da área e coloca o LEC em vantagem. Aos 37, Alex Sandro, pressionado pela marcação, cabeceia a bola na trave.

Jordan faz defesa no empate com o CRB | Foto: Francisco Cedrim/CRB

CRB 1×1 Brusque

16 de julho – 12ª rodada

O quadricolor começou se defendendo na partida, e foi criando boas chances aos poucos, principalmente no segundo tempo. Aos 37 da etapa complementar, Júnior Todinho abriu o placar em cobrança de pênalti. O CRB empatou aos 47, em cobrança de escanteio, com vacilo da marcação. Todinho chegou a pedir falta ao tentar afastar a bola alçada com um cabeceio baixo e ser atingido, mas o gol foi validado.

Júnior Todinho em disputa com Kozlinski | Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

Guarani 1×1 Brusque

24 de julho – 20ª rodada

O Brusque sai na frente com um golaço de Álvaro aos seis do segundo tempo. Aos 11, Isaque cabeceia a bola na entrada da pequena área. Ela bate no braço de Edílson, que estava de costas pro gol, descendo ao chão após a tentativa de interceptar. Rodolpho Toski Marques entendeu como pênalti, que foi convertido por Diogo Mateus.

Gabriel Taliari cobra pênalti contra o Cruzeiro; lance ganhou repercussão nacional | Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

Brusque 0x0 Cruzeiro

30 de julho – 21ª rodada

O quadricolor teve excelente atuação contra o Cruzeiro, equipe que dominou a Série B e conquistou o título com seis rodadas de antecedência. Aos 45 minutos do segundo tempo, um cruzamento de Jailson foi bloqueado com toque de mão. Dois minutos depois, Gabriel Taliari cobrou o pênalti no meio do gol e correu para o abraço.

Contudo, o VAR identificou dois toques no momento do chute, quando o meia havia escorregado. A partida terminou empatada. O lance polêmico gerou reclamações do Brusque e do técnico Luan Carlos. Até o Carlos Renaux entrou no rolo, com a diretoria quadricolor culpando os treinos do Vovô no estádio pelo estado do gramado, especialmente na marca do pênalti.

Leonilson Fernandes Trigueiro Filho aguarda checagem do VAR no gol de Patrick, que seria anulado | Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

Brusque 1×1 Sampaio Corrêa

4 de agosto – 22ª rodada

Aos 35 do primeiro tempo, o árbitro assinalou pênalti para o Brusque, após revisão do VAR. Não deu o segundo cartão amarelo ao volante Ferreira pelo toque de mão. Alex Sandro cobrou no meio do gol e marcou. O empate veio no segundo tempo, com Ygor Catatau, ganhando o duelo aéreo com Edílson após cruzamento de Nadson.

Na segunda etapa, aos 33, uma fantástica troca de passes desde a defesa terminou com linda jogada envolvendo Zé Mateus, Paulo Baya e Gabriel Taliari até o gol de Patrick. Contudo, mesmo com revisão do VAR, foi marcado um impedimento muito controverso. O jogo termina empatado e a coletiva tem Luan Carlos enfurecido contra a arbitragem.

Partida contra o CSA teve um dos enredos mais doloridos da campanha do Brusque | Foto: CSA/Divulgação

CSA 1×0 Brusque

9 de agosto – 23ª rodada

No segundo tempo, o Brusque já havia acertado a trave à esquerda do goleiro Marcelo Carné, em um balaço disparado por Álvaro. Patrick sofreu pênalti aos sete minutos. Alex Sandro foi para a cobrança e acertou na trave oposta. Pouco depois, Álvaro deixou Alex Sandro na cara do gol, mas o atacante acertou a mesma trave.

Já aos 34 minutos, Jordan perdeu o tempo da bola e derrubou Lourenço, na área, perto da linha de fundo. Rodrigo Rodrigues foi até a marca da cal e anotou o gol do jogo. Aos 45 do segundo tempo, Marcelo Carné foi expulso e o CSA precisou colocar o lateral Diego Renan no gol. Nem assim o gol brusquense saiu, num jogo bizarro e revoltante para o torcedor.

Paulo Baya em ação contra o Londrina | Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

Brusque 0x1 Londrina

26 de agosto – 26ª rodada

O Brusque saiu atrás com um gol no início do jogo, em pane da defesa na bola parada. Aos dois minutos do segundo tempo, Gabriel Taliari sofreu falta e o volante João Paulo foi expulso. O quadricolor desperdiçou chances importantíssimas e não conseguiu nem o empate.

Franklin Mascote teve ótimas chances nos primeiros minutos contra o Tigre | Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

Brusque 0x2 Criciúma

1º de outubro- 32ª rodada

De algum jeito, o Brusque conseguiu perder este jogo e uma invencibilidade sobre o Criciúma que durava dez partidas e mais de cinco anos. O quadricolor desperdiçou um caminhão de oportunidades, incluindo em boa parte delas a atuação impecável do goleiro Gustavo. O Criciúma foi letal nas raras chances que teve e matou o jogo em vacilos defensivos.

Partida contra o Operário no returno interrompeu sequência de seis derrotas | Foto: Lara Vantzen/Brusque FC

Operário 0x0 Brusque

13 de outubro – 35ª rodada

Uma das últimas cartadas do Brusque na Série B. No último lance do jogo, Crislan prende bem a bola e aciona Fernandinho, que sai cara a cara com Vanderlei. O atacante tenta o drible, o goleiro não cai na dele, e a finalização sai para fora. Uma vitória manteria o quadricolor vivo na luta contra o rebaixamento.

Rodolfo Potiguar em duelo com Douglas Baggio | Foto: Ozzair Júnior/Novorizontino

Brusque 2×2 Novorizontino

18 de outubro – 36ª rodada

Um triunfo aqui poderia ter mantido as esperanças de um milagre para salvar o Brusque do rebaixamento. Após sair atrás com gol de Diego Torres, o Brusque empatou no fim da primeira etapa com Éverton Alemão, e virou com Wallace, na segunda. Aos 31 do segundo tempo, Gustavo Bochecha deixou tudo igual.

Houve chances para o terceiro gol antes e depois do empate dos visitantes. Aos 44, Toty fez bela jogada e serviu Alex Sandro, que teve tempo de finalizar, mas mandou ao lado. O Novorizontino quase revirou o placar nos instantes finais. No último, parou em Jordan.


– Assista agora:
“Temos que ultrapassar os obstáculos e não desistir”, diz brusquense que venceu o câncer de mama