X
X

Buscar

Confira o currículo dos candidatos a deputado federal e suplente de senador de Brusque e região

Eles enviaram informações sobre o histórico de vida pessoal, profissional e político

Os candidatos a deputado federal e suplente de senador de Brusque e região encaminharam ao jornal O Município informações sobre o histórico de vida pessoal, profissional e político.

Dentre os candidatos a deputado federal, Alessandro Simas (PP), Deivis Junior (MDB) e Prof Rogério dos Santos (Republicanos) são vereadores de Brusque. Paulinho Sestrem (Podemos) tenta voltar a ter um cargo eletivo, enquanto Kátia Costa (Psol) e Professor Deschamps (Republicanos) buscam ser eleitos pela primeira vez, mas já participaram de pleitos anteriores.

Marise Tormena (PTB), candidata a deputada, e Hermes Klann (PL), suplente de senador, disputam uma eleição pela primeira vez.

Candidatos a deputado federal

Alessandro Simas (PP)

Alessandro Simas, 47 anos, é natural de Brusque, mora no Centro, casado com Dayane Prates Simas e tem dois filhos, Kamyle e Benjamin. Tem histórico de participações em associações esportivas, grêmio estudantis e diretórios acadêmicos. É formado em Direito pela Furb.

Trajetória profissional

Exerce a profissão de auditor fiscal desde 1993 na Prefeitura de Brusque. Quando adolescente, trabalhou também como aprendiz na Casa Avenida e balconista da Locadora Master Vídeos.

Trajetória política

Candidato a vereador em 2004, pelo PDT, ficando na primeira suplência. Eleito vereador em 2008 e reeleito em 2012, pelo PR. Candidato a vereador em 2016 (PSD), ficando na primeira suplência, tendo assumido entre 2018 e abril de 2020. Eleito vereador em 2020 pelo Democratas. Desde 2021, é presidente da Câmara de Vereadores de Brusque.

Deivis Junior (MDB)

Deivis Junior, tem 50 anos, nasceu e sempre viveu em Brusque. É graduado em Administração pela Unifebe. É casado há 20 anos com Mariana Resende e tem dois filhos: Helen e Renan. Cresceu na Avenida Primeiro de Maio e hoje no Centro. Participou da organização de retiros de crisma e coordenação da pastoral da primeira eucaristia da Igreja Matriz São Luís Gonzaga.

Trajetória profissional
Começou trabalhando aos 10 anos vendendo num carrinho de picolé, nas temporadas de verão, na praia de Navegantes. Em Brusque, aos 14 anos, teve uma rápida passagem pela Metalúrgica Bomasi. Depois, passou três anos pela Rádio Cidade, de 1986 a 1989, dois anos na antiga Loja Renaux, de 1989 a 1991, e depois começou a trabalhar no Banco Bradesco, onde permaneceu por 16 anos.

Entre 1995 e 2001, foi repórter esportivo do semanal jornal O Município. De 1999 a 2005, fez parte da equipe do Jornal da Diplomata. Entre 1997 e 2007 foi assessor de imprensa da Câmara Municipal de Guabiruba. Em 2007, adquiriu a empresa Hotelav´s Lavanderia. Em 2016, foi eleito vereador pela primeira vez pelo MDB.

Trajetória política
Concorreu a vereador pela primeira vez em 2012, quando ficou com a primeira suplência. Assumiu a cadeira na Câmara por 12 meses em 2013. Foi superintendente da Fundação Municipal de Esportes entre 2014 e 2015.

Em 2016, foi eleito vereador pela primeira vez. No ano seguinte, assumiu como Secretário de Assistência Social e Habitação, função que exerceu por 18 meses. Em 2020, foi eleito novamente vereador, com a segunda maior votação do pleito. Atualmente, tem dedicação exclusiva à vida pública.

Kátia Costa (Psol)

Kátia Maria Costa nasceu em Florianópolis, tem 50 anos, é solteira, mãe de duas jovens mulheres. Na infância, foi com a mãe e a irmã viver com uma nova família em São José, onde tem residência. Mora atualmente em Brusque, no bairro Centro 1. É formada em Biblioteconomia pela Udesc, pós-graduada em gestão de Bibliotecas pela Universidad Alberto Hurtado, do Chile, e pós-graduada em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Ufsc.

Em 2012, iniciou a participação no movimento associativo, e desde 2014 atua na
Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB). Participou do Conselho de
Cultura do Estado, na cadeira de Arquivos, Bibliotecas e Museu, gestão 2019/2021,
e nos Conselhos de Cultura e do Idoso de Brusque.

Trajetória profissional
Iniciou a vida profissional em Florianópolis como vendedora, também foi funcionária terceirizada na Caixa Econômica e no Tribunal de Justiça. Após a graduação em Biblioteconomia em 2008, trabalhou em uma escola profissional. No ano seguinte, foi aprovada em concurso para atuar na Fundação Cultural de Brusque. Atua desde então no mesmo setor Biblioteca Pública Ary Cabral.

Trajetória política
Foi candidata a deputada federal em 2018.

Marise Tormena (PTB)

Marise Tormena, 50 anos, é natural de Brusque e mora em Botuverá. Ela é formada em Administração de Empresas e mãe de três filhos.

Trajetória profissional
A candidata é aposentada. Começou a trabalhar com 13 anos, na Iresa. Depois, foi para a Buettner, onde realizou diversos e desenvolveu várias funções. Por 25 anos, trabalhou como representante comercial.

Trajetória política
É candidata pela primeira vez.

Paulinho Sestrem (Podemos)

Paulinho Sestrem, 41 anos, é natural de Brusque. Até os 27 anos, morou no bairro São Luiz. Depois de casado, se mudou para o Limeira. Casado com Juliana Sestrem e pai de Vinicius, foi jogador profissional do Brusque FC e atuou em vários clubes de futebol amador da região.

Trajetória profissional
Atualmente é funcionário público, licenciado para atividade política. Iniciou a carreira aos 14 anos na empresa Speed Press, foi também o “menino do xerox” na faculdade São Luiz e Unifebe.

Após se especializar, Paulinho trabalhou por mais de 12 anos como instrutor de auto escola. Desde 2007, ministra aulas para instrutores de trânsito de todo o estado de Santa Catarina, no Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (Icetran) em Florianópolis.

Trajetória política
Iniciou a carreira política em 2012 como candidato a vereador pelo PHS. Em 2016, pelo PRP, foi eleito. No ano de 2018, foi o candidato a deputado federal mais votado de Brusque, mas não se elegeu. Em 2020, foi candidato a prefeito de Brusque pelo Republicanos.

Entre 2009 e 2012, Paulinho foi coordenador do Ibplan de Brusque. Também foi secretário de Trânsito e Mobilidade de Brusque entre 2013 e 2015 e Coordenador de Trânsito de Guabiruba entre 2015 e 2016.

Professor Deschamps (PV)

Luiz Roberto Deschamps, 59 anos, nasceu em Blumenau, mas mora em Brusque desde os 10 anos de idade. Ele é músico, compositor e letrista, e formado em Língua e Literatura Francesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, mora no bairro Centro.

Em Blumenau e Brusque, desenvolveu projetos de produção de peças de teatro e produção de vídeos de curta-metragem com fins educativos. Também criou o Caderno Like, conteúdo produzido por estudantes da região e publicado pelo jornal O Município.

Promoveu a criação e desenvolvimento de clubes de debates em colégios nos últimos meses.

Trajetória profissional
Trabalhou como professor de Língua Portuguesa por 20 anos nos colégios São Luiz, Unifebe, Universitário, de Gaspar, Anglo, de Balneário Camboriú, Energia de Brusque e Blumenau. Deschamps interrompeu a prática docente recentemente “tendo em vista o clima político conturbado em que vivemos” para evitar que o ambiente “afete o seu rendimento e dos alunos e incorpore às tarefas dos estudantes mais uma pressão desnecessária”.

Trajetória política
Foi candidato a vice-prefeito de Brusque, na chapa de Paulo Eccel, em 2020.

Professor Rogério dos Santos (Republicanos)

Rogério dos Santos tem 60 anos, nasceu em Brusque e mora no bairro São Luiz. É pai de dois filhos. O candidato tem participação efetiva no grupo escoteiro, como chefe de lobinhos.

Trajetória profissional
O candidato é formado em Física pela Furb. Professor de química e física há 37 anos. Trabalhou nos colégios São Luiz, Cônsul Carlos Renaux, João XXlll, Santa Terezinha, Osvaldo Reis, Feliciano Pires, Don João Becker, Ivo Silveira, Yvonne Olinger Appel, Araújo Brusque e EEB São João Batista.

Trajetória política
Disputou a eleição para vereador de Brusque em oito oportunidades e foi eleito em quatro: pelo PFL em 1996 e 200, pelo PSD em 2016 e pelo DEM em 2020.

Rogério foi secretário de Assuntos para a Juventude, Cultura, Esportes e Turismo, diretor-presidente do B-trans (atual Setran), chefe de gabinete e diretor-presidente do Ibplan.

Suplente de senador

Hermes Klann (PL)

Hermes Klann, 64 anos, nasceu e mora em Brusque. O candidato mora no bairro Jardim Maluche e é filho de Orlando e Amélia Loçolli Klann. Hermes é casado com Sônia Wehmuth Klann.

Trajetória profissional
Hermes é empresário. Desde os 12 anos, o candidato já trabalhava com seu pai, Orlando Klann, sempre no ramo de transporte de passageiros.

Trajetória política
É candidato pela primeira vez.

Saiba tudo sobre as Eleições 2022:
Últimas notícias
Reportagens especiais e dúvidas frequentes
Nomes, números e informações dos candidatos