Confira o desempenho de cada partido nas eleições para vereador em Brusque
DEM foi o partido com mais votos; PT e Podemos se destacam nos votos à legenda
DEM foi o partido com mais votos; PT e Podemos se destacam nos votos à legenda
Com 23 candidatos, três eleitos e 11.009 votos, o Democratas (DEM) foi o partido que mais teve votos válidos nas eleições para vereador de Brusque: 17,99% dos 62.210 totais. Os dados foram compilados por O Município, após a divulgação completa dos relatórios da eleição de 2020 pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).
Nenhum outro partido teve tantos candidatos a uma vaga na Câmara Municipal como o DEM, que elegeu três vereadores. Na sequência em ordem de votos totais, vêm MDB (6.737), Podemos (6.422) e DC (6.221).
MDB, Podemos e PT foram os partidos que mais receberam votos na legenda. Ou seja, em vez de o eleitor digitar o número de um candidato na urna, digita o número de um partido. Assim, o voto vai para a coligação como um todo.
Isto porque o cálculo do quociente eleitoral, que define quantas vagas cada sigla terá no Legislativo, é feito com base em todos os votos recebidos pelos candidatos e pelos partidos que compõem a coligação.
O partido que teve vereadores eleitos e a menor quantidade de votos na legenda foi o DC, com 43, enquanto 6.178 foram direcionados a candidatos. O PDT, com um único candidato, foi o único com mais votos no partido do que no candidato: 153 a 62.