Confira o tempo dos candidatos de prefeito de Brusque na propaganda no rádio
Entenda como o tempo foi distribuído entre os seis postulantes ao Executivo da cidade
A definição do tempo de rádio e televisão para os candidatos a prefeito nas eleições 2020 é feita com base na quantidade de representantes na Câmara dos Deputados. A partir disso, o candidato de Brusque com mais tempo no rádio é Paulo Eccel (PT). Os candidatos da cidade não tem tempo de inserção na TV.
Cada inserção das propagandas nas rádios de Brusque dura 10 minutos, uma na parte da manhã e outra à tarde.
De acordo com a portaria da Justiça Eleitoral, o PT é o partido com mais representatividade, com 54 deputados federais eleitos. Isto representa 1 minuto e 1 segundo dos 10 minutos disponíveis para a propaganda de rádio. No total, Eccel totaliza 2 minutos e 45 segundos em cada inserção, somando os tempos que são cedidos aos partidos da coligação – PC do B, PDT, PSB, Psol e PV.
Além da soma do tempo de inserção cedido para cada partido, cada candidato a prefeito de Brusque recebeu 10 segundos de uma cota igualitária prevista por lei. O candidato Professor Guilherme (Patriota), que não tem mais nenhum partido na coligação, tem 25 segundos em cada inserção – 15 por causa da representatividade de seu partido, somado ao tempo de distribuição igualitária.
Alguns partidos que não têm representação suficiente na Câmara de Deputados acabam não recebendo nenhum tempo de rádio. É o caso do DC, que tem apenas um deputado, e é a sigla de Pastor Gilmar, vice de Ari Vequi (MDB). No total, somando os tempos do MDB, DEM e PSDB, que compõem a coligação, Vequi tem 1 minuto e 53 segundos por inserção.
Outro partido que não tem representação com tempo de rádio é o PRTB, que compõe a chapa de Ciro Roza (Podemos). O Podemos representa 19 segundo dos 2 minutos e 28 segundos que Roza tem em cada inserção – ele é o segundo com mais tempo de propaganda. O tempo vem mais por causa da representação dos partidos que compõem a coligação. O PSL e o PP, outras siglas da chapa, vem em segundo e terceiro na lista de partidos com mais representatividade na Câmara de Deputados – e, consequentemente, mais tempo.
O candidato Paulinho Sestrem (Republicanos), cuja chapa também conta com Pros, PSD e PTB, tem 1 minuto e 43 segundos por inserção. Já Coronel Gomes (PL), que tem a candidatura de chapa pura, soma 47 segundos por inserção.