Confira os currículos dos quatro candidatos a prefeito de Brusque
Jornal O Município reúne informações sobre formação, e trajetória pessoal, profissional e política
Quatro candidatos disputam a eleição para escolher o novo prefeito de Brusque, que será realizada em 3 de setembro. O jornal O Município solicitou a cada um deles que enviassem informações sobre seu histórico profissional, social e político, e formação acadêmica.
Confira os currículos
André Vechi (DC)
André Vechi é natural de Brusque, tem 34 anos e cresceu no bairro Limeira. É casado com Leticia dos Santos Vechi, não tem filhos e atualmente residente no bairro Souza Cruz.
Formação e trajetória profissional
Tem licenciatura em Educação Física pela Ufsc, bacharelado em Administração Pública pela Udesc, MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político pela Estácio e é mestrando em Administração Pública pela Udesc.
Foi professor no Instituto Estadual de Educação entre 2009 e 2011. Foi estagiário na prefeitura municipal de Balneário Camboriú. Após alguns meses, foi convidado pelo prefeito de Blumenau na época, Napoleão Bernardes, para ocupar o cargo de gerente de Programas e Projetos de Governo, posição que ocupou entre 2015 e 2018.
André trabalhou na Prefeitura de Brusque entre 2018 e 2021. Foi coordenador, assessor técnico de Gestão de Projetos e Planejamento Governamental, diretor de Governo e Gestão Estratégica, secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, diretor geral de Governo e Gestão Estratégica.
Trajetória política
Foi eleito vereador em 2020, presidente da Câmara em 2022 e assumiu a prefeitura de Brusque de forma interina em 2023.
Molina do Ari (MDB)
William Molina tem 53 anos é natural de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Se mudou para Brusque em 1990. É casado com Sugui Molina e tem dois filhos, Ryan e Victor Hugo. Mora no Centro de Brusque.
Formação e trajetória profissional
O candidato é bacharel em Ciências da Computação, pós-graduado em Psicopedagogia e mestre em Ciências da Linguagem.
Desde que se mudou para Brusque, Molina atuou como atleta, técnico e dirigente no voleibol de Brusque, lecionou como professor de Matemática no Colégio Feliciano Pires e depois no Colégio Cenecista Honório Miranda. A partir de 2001, assumiu como professor e coordenador de Tecnologia na Unifebe.
Foi Secretário de Fazenda e Gestão Estratégica nos governo Jonas Paegle e Ari Vequi. Foi diretor-presidente do Samae de Brusque.
Trajetória política
Molina disputa uma eleição pela primeira vez.
Paulo Eccel (PT)
Paulo Eccel é natural de Brusque e tem 58 anos. É casado com a professora Elizabete Barni Eccel, com quem tem dois filhos, João Vítor e Pedro Henrique. Reside no bairro Souza Cruz.
Foi catequista, participou da Pastoral da Juventude, foi um dos fundadores do Centro de Direitos Humanos de Brusque, da Associação de Moradores do Jardim Maluche e Souza Cruz e da União Brusquense de Associações de Moradores. Integra a Associação Vida e Justiça, relacionada aos efeitos da Covid-19.
Formação e trajetória profissional
Possui graduação em Ciências Contábeis e Direito e especialização em Direito Processual Civil.
Começou a trabalhar com 14 anos, como vendedor de peças de veículos na Copal, em Brusque, onde permaneceu por cinco anos. Trabalhou como auxiliar administrativo por 2 anos, na Cooperativa de Crédito da Cia Hering, em Blumenau e, por outros cinco anos, como comprador, na Companhia Hering, em Blumenau. Em 2001, foi procurador geral do Município de Gaspar. Em 1992 iniciou sua atuação como advogado. De 1997 a 2022 foi também professor universitário. De março a julho de 2023 foi Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Santa Catarina.
Trajetória política
Concorreu em 1992 e em 1996 para o cargo de vereador. Foi candidato a prefeito nas eleições de 2000, 2004, 2008, 2012 e 2020, sendo eleito em 2008 e reeleito em 2012. Em 2002 foi eleito deputado estadual. Em 2018 e 2022 conquistou a segunda suplência de deputado estadual.
Simas (PP)
Alessandro Simas, 48 anos, é natural de Brusque, viveu sua infância no bairro Santa Rita e depois passou a residir no bairro São Luiz. É casado com Dayane Prates Simas e pai de Kamyle e Benjamin.
Foi atleta de futsal, representando o município de Brusque em várias categorias, bem como diretor do centro acadêmico de Direito, da Associação Brusquense de Futebol de Mesa e de outras entidades esportivas e sociais.
Formação e trajetória profissional
O candidato é formado em Direito. Aos 18 anos, enquanto cursava a faculdade de Direito, começou a trabalhar na Prefeitura de Brusque, no setor de tributação. Em 2023, completou, no mês de março, 30 anos de serviço público municipal, desempenhando o cargo de auditor fiscal do município de Brusque. Durante a adolescência, também teve experiências como aprendiz na Casa Avenida e como balconista na Locadora Master Vídeos.
Trajetória política
Em 2004, Simas concorreu a vereador pelo PDT, alcançando a primeira suplência. Em 2008, foi eleito vereador e reeleito em 2012, dessa vez pelo PR. Novamente, em 2016, concorreu ao cargo de vereador pelo PSD, ficando na primeira suplência e assumindo a posição entre 2018 e abril de 2020.
Em 2020, conseguiu se eleger vereador pelo DEM. Foi o presidente da Câmara de Vereadores durante o biênio 2021/2022. Na eleição de 2022, foi candidato a deputado federal pelo PP e foi o mais votado em Brusque.
Veja agora mesmo!
Desenvolvedor de Guiné-Bissau, na África, conheceu Brusque após contato no LinkedIn: