Confira quais as principais demandas e bairros mais citados em indicações e requerimentos dos vereadores de Brusque
Levantamento considera apenas dados de 2023
Levantamento considera apenas dados de 2023
Mais de 50% dos pedidos de informação e requerimentos da Câmara de Brusque relacionados a solicitação de serviços foram solicitações de melhorias em ruas e trabalho de limpeza e conservação. Os dados levam em conta o período de janeiro a abril de 2023.
O serviço solicitado mais citado pelos vereadores foi melhorias em ruas (67), seguido de limpeza e conservação (44). Manutenção de drenagem pluvial, caixas coletoras, galerias e tubulações vem na sequência, com 26.
Já os bairros mais citados pelos vereadores foram Águas Claras e São Pedro (18 de cada). Na sequência, vem Dom Joaquim, com 16.
Presidente da Câmara de Brusque, Deivis da Silva (MDB) explica que as demandas, normalmente, são oriundas dos moradores. Na medida que elas chegam, os vereadores formulam uma indicação, que já é aprovada automaticamente, ou, quando veem que é um pedido mais abrangente, que necessita um debate, utilizam os requerimentos, que podem ser alvo de discussão durante a sessão.
“Acho que pedidos desse tipo são uma forma de a prefeitura ter um mapeamento de saber onde está sendo mais solicitado. Os vereadores são o para-choque dos problemas do Executivo. Como somos em 15, conseguimos acompanhar mais de perto”, destaca.
Associações de moradores que têm uma organização maior protocolam ofícios ou informam as demandas diretamente para os vereadores. Além disso, os parlamentares são abordados em eventos e visitas aos bairros, e os cidadãos também podem fazer suas sugestões através da ouvidoria da Câmara, no telefone 47 3044 4003.
Deivis acredita que as proposições feitas pelo Legislativo são importantes para adicionar mais força aos pedidos. Ele reforça, porém, que não cabe à Câmara resolver as demandas.
“Os requerimentos e indicações ajudam porque vão com aprovação do parlamento, após uma discussão na Câmara. Essa ferramenta ajuda a fortalecer e mostrar ao cidadão que o pedido foi efetivamente feito e tem força para chegar no Executivo. A colocação em prática cabe à prefeitura”.
As proposições então são encaminhadas para a prefeitura. Deivis acredita que, apesar da boa-vontade de algumas secretarias municipais, seria necessária uma melhor organização por parte do Executivo para um devolutiva mais eficiente à população.
“Os vereadores acompanham com a própria comunidade, que dá o feedback, e também com a prefeitura. Algumas secretarias fazem questão de informar o vereador. Algumas vezes, porém, acabam caindo no esquecimento. Percebemos que não há uma regularidade. Precisa por parte do Executivo e cada secretaria de forma individual talvez ter uma planilha de devolutiva dessas demandas. Deixamos como sugestão para o prefeito interino André Vechi, que viveu isso na prática”, destaca.