Confira ranking das varejistas bilionárias de SC e quais delas atuam em Brusque
São sete empreendimentos com unidades no município
Na última edição do ranking das 300 maiores empresas do varejo brasileiro, feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 12 companhias catarinenses figuram com vendas acima de R$ 1 bilhão em 2022. Destas, sete contam com unidades em Brusque. O estudo foi divulgado na segunda-feira, 14.
No ranking total, 173 empresas brasileiras registraram vendas superiores a R$ 1 bilhão em 2022. Dentre as catarinenses, a mais bem colocada foi a brusquense Havan, que está em 12º lugar, uma posição acima do ranking anterior.
A empresa teve vendas de R$ 14,4 bilhões no último ano, um crescimento de 13% em relação a 2021. No ano, foram registradas 171 lojas, 2% a mais do que em 2021, conforme o estudo. Elas estão espalhadas por 24 estados. Assim, foram faturados em média R$ 82 milhões por loja.
Ainda segundo o estudo, a Havan registrou em 2022 mais de 20,6 mil funcionários, uma queda de 4% em relação a 2021. Além disso, a empresa teve 9 milhões de clientes ativos.
Na lista das 15 maiores lojas de departamentos do Brasil, a Havan ocupa a terceira colocação. “É uma grande alegria ver todos esses números depois de termos passado por uma pandemia e enfrentarmos uma crise econômica. Esse resultado é fruto de muito trabalho e dedicação de nossos mais de 20 mil colaboradores”, comemora o empresário Luciano Hang, dono da Havan.
O estudo da SBVC faz ainda uma análise da presença das mulheres no varejo. Com 68% de colaboradoras em seu quadro geral, a Havan ocupa a 16ª posição. Com a mesma porcentagem, 68%, a varejista aparece em 9º lugar no segmento de mulheres nos cargos de liderança.
“Na Havan, as pessoas se sentem seguras para desenvolverem as habilidades e são reconhecidas. Exemplo disso é que, desde 2009, somos uma empresa cidadã, que proporciona licença-maternidade estendida de até seis meses”, completa Hang.
Já na 17ª posição nacional, está o Grupo Pereira, dono das redes Comper e Fort Atacadista. A companhia registra vendas de R$ 11,2 bilhões em 2022, um aumento de 16% em relação a 2021.
A empresa está presente em 8 estados. Em 2022, foram registradas 81 lojas, 8% a mais do ano anterior. Portanto, foram faturados R$ 30 milhões por unidade. Além disso, são 19.367 funcionário, uma queda de 3% do número em 2021.
Em terceiro lugar no estado ficou a empresa Koch Hipermercado, que figurou o 33º lugar no ranking nacional. A empresa subiu seis posições em comparação com o estudo 2021. No último ano, foram faturados R$ 6,4 bilhões, registrando um crescimento de 42%.
Também, foram 54 lojas físcias registradas, 23% a mais do que em 2021, todas em Santa Catarina. Ou seja, foram R$ 119 milhões de faturamento por unidade, que engloba 7.934 funcionários, 22% a mais do que em 2021.
Faturamento trilionário
Pela primeira vez, desde que o estudo começou a ser realizado, o grupo das principais varejistas nacionais alcançou a marca de R$ 1 trilhão em faturamento. Em 2022, as 300 empresas apresentadas no Ranking somaram R$ 1,046 trilhão em vendas, 17,2% mais que os R$ 892,4 bilhões obtidos em 2021.
Apenas o primeiro colocado no ranking nacional, o Carrefour, faturou R$ 108 bilhões em 2022. É a única empresa a alcançar a marca de 12 dígitos em vendas.
“A pujança do grupo das 300 maiores fica ainda mais claro quando se nota que, pelo terceiro ano consecutivo, houve uma expansão de dois dígitos no faturamento. Impulsionado pelo fim dos efeitos mais drásticos da pandemia sobre os negócios e por um cenário macroeconômico ainda não impactado tão fortemente pelos juros altos, as empresas superaram com folga os 12,22% de expansão do ano anterior”, aponta o estudo do SBVC.
Participação setorial no faturamento das 300 maiores empresas do varejo brasileiro:
Supermercados / hipermercados – 49,6%
Moda, calçados e artigos esportivos – 9,2%
Eletromóveis – 8,7%
Drogarias e perfumarias – 12,4%
Foodservice – 3,6%
Lojas de departamento – 10,8%
Outros segmentos – 3%
Material de construção – 2%
Óticas, joias, bijoux, bolsas e acessórios – 0,6%
Metodologia
A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) formou um painel de especialistas do setor varejista para realizar a composição do Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro.
No cenário varejista do Brasil, inúmeras empresas operam através de redes de lojas próprias, franquias e distribuição para revendedores de diversas marcas (operações em atacado). Conforme a SBVC, para este ranking, foram obtidos ou estimados os dados concernentes às vendas no varejo das lojas associadas à empresa em questão.
Assim, no caso de empresas com distribuição em múltiplos canais, foram consideradas as vendas em lojas próprias, as vendas finais das lojas franqueadas e as vendas por comércio eletrônico, desconsiderando as vendas em atacado para lojas multimarcas.
O cerne deste ranking repousa sobre o faturamento bruto das empresas durante o período fiscal de 2022. A classificação foi elaborada de modo decrescente, ordenando as empresas da primeira até a tricentésima posição. No caso de conglomerados multinacionais com presença no Brasil, o critério de classificação foi o montante bruto arrecadado em território nacional.
O desempenho das empresas destacadas nesta pesquisa reflete a variação percentual do faturamento bruto entre 2022 e 2021. É possível conferir a pesquisa completa no site oficial da SBVC.
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