X
X

Buscar

Confira resultado da testagem em massa para Covid-19 no Santa Rita

Testes rápidos foram feitos em pessoas que não apresentaram sintomas para a Covid-19; foram 145 testes realizados

Nesta terça-feira, 25, a Secretaria de Saúde de Brusque realizou a testagem em massa para Covid-19 na rua Sete de Setembro, no bairro Santa Rita. De acordo com o secretário de Saúde, Humberto Fornari, foram testadas 145 pessoas assintomáticas. Destas, 23 testaram positivo para a doença.

Portanto, a amostra diz que 15,8% da população do Santa Rita tem ou já tiveram o novo coronavírus. Sete pessoas apresentaram anticorpos IgM e precisaram ficar em isolamento, os outros apresentaram IgG, sem precisar de isolamento.

“Isso nos mostra uma expectativa de que os nossos números, de pessoas que já pegaram essa doença, seja muito maior do que aquilo que estamos apresentando. É através dessa amostragem, agora nos próximo 15 e 20 dias, que vamos poder trazer uma análise mais crítica e aprofundada do que realmente está acontecendo na nossa comunidade. Quantas pessoas realmente já pegaram a doença e quantas já estão curadas?”, comenta.

O local foi o primeira receber a equipe da Vigilância Epidemiológica, com a Unidade Móvel Covid-19. Na quinta-feira, 27, a unidade estará na praça do Azambuja. De acordo com o secretário, a estratégia resultará em um mapa de calor, que mostrará onde está a maior população contaminada.

Na ação, qualquer pessoa, a partir de 12 anos, que não apresente sintomas respiratórios, pode ser testada. Para isso é necessário ter em mãos um documento de identidade com foto e o cartão do SUS.

Quem estiver com algum sintoma, como febre, tosse, coriza, deve procurar o Centro de Triagem, no pavilhão da Fenarreco.

Dia D de teste rápido para Covid-19

Neste sábado, 29, será realizado o Dia D de testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde. Entre 8h e 17h, pessoas com idade a partir de 12 anos podem comparecer a UBS mais próxima e realizar o teste rápido para Covid-19. É necessário apresentar um documento de identidade com foto e cartão do SUS.

Segundo Fornari, ação poderá trazer uma amostragem de quantas pessoas passaram pela doença sem nem saberem.

Além disso, a partir da próxima semana as Unidades Básicas de Saúde e a Clínica da Mulher, localizada no segundo andar do Centro de Serviços em Saúde, também vão disponibilizar testes rápidos para pessoas assintomáticas, com um número limitado por dia.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar