Confraria Chef Ciríaco comemora 20 anos com lançamento de e-book de receitas
Jantar de lançamento foi realizado no sábado, na Sociedade Bandeirante
Jantar de lançamento foi realizado no sábado, na Sociedade Bandeirante
No sábado, 24, aconteceu o lançamento do e-book ‘Memórias e Receitas’ em comemoração aos 20 anos da Confraria Chef Ciríaco. O evento foi realizado no restaurante da Sociedade Bandeirante e contou com a presença dos atuais e antigos confrades.
O chef de cozinha Ciríaco Lima de Borba, 89 anos, que dá nome à confraria, também esteve presente e foi homenageado. Ele recebeu uma placa das mãos do empresário Aliomar Luciano dos Santos, um dos responsáveis por sua contratação na época.
A confraria também homenageou José Carlos Theiss, ex-diretor do Senac, que recebeu das mãos de Eleutério Graf, primeiro presidente da confraria, uma placa comemorativa aos 20 anos do grupo.
Durante o evento, o Senac também homenageou a confraria, entregando ao atual presidente, Claudio Schlindwein, uma placa comemorativa.
O livro em formato digital conta um pouco da história da confraria, criada oficialmente no dia 24 de agosto de 1999, após empresários de vários segmentos participarem do curso Cozinha para Executivos, ministrado pelo chef Ciríaco, no Senac.
A ideia do curso partiu do empresário Aliomar Luciano dos Santos e do engenheiro civil Sidney Marin (in memoriam), que tinham na cozinha um hobby e decidiram aprimorar seus conhecimentos.
Desta forma, entraram em contato com o Senac, solicitando um curso de gastronomia. José Carlos Theiss, diretor da instituição na época, deu todo o apoio para o início do curso e selecionou alguns profissionais que poderiam ministrá-lo. Santos e Marin fizeram entrevistas até chegarem ao chef Ciríaco, que foi o escolhido.
O curso foi realizado em várias etapas e ao final, chef Ciríaco sugeriu a criação da confraria para que seus alunos continuassem se encontrando e aprimorando suas técnicas na cozinha.
Nasceu, então, a Confraria Chef Ciríaco, com 20 confrades fundadores: Ademir José Pereira, Aliomar Luciano dos Santos, Antônio César de Souza, Carlos Alberto Kühn, Éder Gonçalves, Edgar Pastor, Edson Lira, Edson Rubem Müller, Eleutério Graf, Getúlio de Almeida, Gilson Ávila Hulbert, José Peixer, Nivert Imhof, Ricardo Gevaerd, Rolf Kaestner, Rolf Rüssel, Rômulo César Gamba, Sebastião Isfer de Lima, Sidney Marin e Vilson Roberto dos Santos.
“Foram centenas de encontros que estabeleceram uniões improváveis, entre pessoas de faixa etária diversa, de profissões diferentes, times de futebol diferentes, ideologias diferentes, unidos somente por esta paixão despertada pela gastronomia, que motivou a fundação da Confraria Chef Ciríaco”, destaca o presidente da confraria, Claudio Schlindwein.
Em 20 anos de história, a confraria nunca repetiu um prato, por isso, cada encontro é uma surpresa. O e-book “Memórias e Receitas” traz quase 600 receitas que já foram preparadas nos encontros da confraria ao longo dessas duas décadas.
No livro, as receitas estão divididas em entradas, pratos principais e sobremesas. É possível fazer o download do e-book e ter acesso a todo o material, produzido pela agência Freelab, no computador, tablet ou celular.
Uma das vantagens do e-book é a facilidade na busca pelas receitas, que podem ser encontradas por meio de palavras-chave.
Para fazer o download do e-book Memórias e Receitas, basta entrar no link: https://bit.ly/2YI9YNP