Confraternização natalina reúne famílias no Loteamento Planalto
A 3ª edição do Natal de Amor e Fé do Grupia aconteceu no domingo, 6, em parceria com a Associação de Moradores do Loteamento Planalto
A chuva de ontem não impediu a diversão entre os moradores do bairro Planalto e arredores. Durante a tarde, o Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia) e a Associação de Moradores do Loteamento Planalto realizaram o Natal de Amor e Fé 2015, no salão de festas da capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Este foi o terceiro ano que o Grupia realiza o evento que tem por objetivo cumprir com uma das razões do grupo, de servir a comunidade; promover a integração entre as pessoas; e proporcionar a todos uma reflexão do verdadeiro sentido de Natal. “É um momento de esquecer o consumismo e capitalismo e confraternizar”, diz o idealizador do Grupia, Paulo Vendelino Kons. A promotora de Justiça, Susana Perin Carnaúba, também participou e coordenou as atividades.
O professor e morador do bairro, Rafael Vargas, diz que o momento é importante para as pessoas se solidarizarem uma com as outras, além de divulgar mais as ações da comunidade. Segundo o vice-presidente do Associação de Moradores, Günter Nilo Holl, esse é o segundo ano que fazem o evento em parceria com o Grupia. A intenção do bairro é realizar todos os anos a confraternização natalina e melhorar ainda mais.
Durante a tarde, as crianças se divertiram na cama elástica, piscina de bolinhas, e receberam pinturas faciais, e ainda participaram de uma gincana, organizada por Sílvio José Katzwinkel. Ex-chefe dos escoteiros, ele realizou atividades com as crianças, que se dividiram em cinco equipes. A premiação foi simbólica, em chocolates. Cachorros quentes, cucas, refrigerantes e guloseimas também foram servidos para todos os participantes.
A pequena Brenda Lurdes Ferreira, 9 anos, participa do Natal de Amor e Fé pela segunda vez. Para ela, o momento mais legal da tarde foi a gincana, onde participou com vários amigos e conheceu novos. Guilherme Luiz Barão, 8, também se divertiu com os colegas ao pintar o cabelo com spray colorido e receber pintura facial. Para ele, o evento deve acontecer todos os anos para poder brincar em um domingo diferente com os amigos e com toda a família.
Exames e consultoria
A comunidade presente pôde ainda realizar exames de diabetes e medição de pressão arterial. Ester Rosa da Costa, 55 anos, fez os exames e achou muito interessante o evento. “Além de poder cuidar da saúde perto de casa, temos a oportunidade de conhecer novos amigos”, afirma.
Os acadêmicos da Unifebe também participaram do evento e realizaram consultoria jurídica. Segundo Leonardo Maestri, a maior dúvida da comunidade foi sobre o direito da família, como pensão alimentícia e separação. Os estudantes orientaram a população e realizaram o pré-atendimento, encaminhando os casos para o Núcleo de Prática Jurídica da universidade.