X
X

Buscar

Conheça a bichectomia, cirurgia que é a nova moda em Brusque

Procedimento tem como objetivo afinar o rosto e pode ser feito por cirurgiões plásticos ou dentistas

Nos últimos meses, um procedimento estético está se popularizando em Brusque. Com um nome um tanto quanto estranho, a bichectomia é a nova queridinha das mulheres da região, devido ao seu poder de afinar o rosto.

A cirurgia é feita nas bochechas para retirar a bola de Bichat, uma gordura que deixa o rosto mais redondo. O procedimento já é muito popular no exterior, inclusive, já foi realizado por famosas como Angelina Jolie, Megan Fox e Kim Kardashian, mas só chegou na região neste ano.

O procedimento é rápido e simples, leva de 40 a 60 minutos e pode ser realizado tanto por cirurgião plástico quanto por cirurgião dentista. O cirurgião dentista Guilhermo Mocellin, da Ciipo Odontologia, observa que a procura pela bichectomia tem aumentado muito nos últimos meses. Ele afirma que faz uma média de 10 procedimentos por mês em sua clínica. Mais de 90% em mulheres.

O especialista em implantodontia Guilherme Heil, da Heil Odontologia Especializada, também notou um crescimento na procura pela bichectomia em seu consultório. Ele realiza uma média de duas cirurgias deste tipo por semana. A cirurgiã dentista Tallita Arena também faz o procedimento. Ela diz que a maior procura em seu consultório é de mulheres com idade entre 18 e 45 anos.

Laércio Cadore, cirurgião plástico que atua no município há 24 anos, também afirma que nos últimos dois meses, a procura pelo procedimento aumentou muito. “Tivemos um boom na procura por esta cirurgia. Eu já realizava antes, mas era muito pouco. Se nesses 24 anos eu realizei 10 cirurgias dessas foi muito. Agora, está bastante visada, principalmente por mulheres jovens”.

O cirurgião plástico Arthur Koerich Dávila, que também realiza o procedimento, explica que a cirurgia é feita por via intra-oral, com duas incisões por dentro da bochecha. O efeito da remoção do excesso da bola de Bichat é a melhora dos contornos faciais. “Dá um aspecto mais fino na parte média das bochechas, lateral aos cantos da boca”, diz.


Irreversível

Heil diz que a bola de Bichat é a última gordura que a pessoa perde no corpo, por isso, o sucesso da cirurgia. “É muito comum mulheres super magras, mas com bochechas mais gordinhas. Mesmo fazendo academia diariamente, não se consegue afinar o rosto. Então a bichectomia vem auxiliar neste sentido”, diz.

A cirurgia é irreversível, ou seja, a partir do momento que a bola de Bichat é retirada, ela não volta mais, por isso, os profissionais recomendam que a pessoa pense muito bem antes de optar pela cirurgia. “É importante que a pessoa faça uma avaliação antes de partir para a cirurgia, porque não tem volta. Também não são todas as pessoas que podem fazer, tem mulheres que já tem o rosto fino, então, é desnecessário”, afirma Tallita.

Laércio Cadore afirma que os riscos do procedimento são mínimos, no entanto, é preciso que a cirurgia seja feita por profissionais capacitados. “Nesta região temos nervos e vasos importantes, então é importante ter certeza da capacidade do profissional”.


Pré e pós-operatório

Heil e Mocellin destacam que é fundamental que a paciente faça um bom acompanhamento pré e pós-operatório que inclui a drenagem linfática para estimular a cicatrização. “É muito importante fazer a drenagem antes e depois da cirurgia para não deixar criar nódulos e edemas”, afirma Heil.

“É uma cirurgia como qualquer outra, então é muito importante seguir com o acompanhamento após o procedimento para evitar problemas”, completa Mocellin.

Os profissionais ressaltam que a recuperação é simples, semelhante a extração de um dente do siso. Logo após a cirurgia, o rosto do paciente fica inchado. Esse inchaço dura até três dias. Aos poucos, os resultados começam a ser visíveis. “Os resultados mais visíveis levam em torno de uma ou duas semanas e vai melhorando até seis meses que é o tempo de cicatrização total dos músculos”, explica Mocellin.


Nem só estética

Apesar de ser procurada, em sua maioria, pela estética, a bichectomia não é indicada apenas para este fim. “Antes essa cirurgia era feita somente em pessoas mais gordinhas, que tinham problema na hora de mastigar, mordiam a bochecha, então era para auxiliar, era mais funcional. Nos últimos anos é que começou a ser procurada pela estética”, diz Tallita.

Mocellin afirma que a odontologia tem mudado muito nos últimos anos e a bichectomia é uma prova disso. “Hoje, a odontologia não é mais só tratar do dente. A bichectomia é um procedimento que veio para ficar e que mostra o que a odontologia pode fazer”.

Os profissionais destacam ainda que, ao contrário do que muitos pensam, a bichectomia não acelera o envelhecimento. O valor do procedimento em Brusque varia de R$ 3 mil a R$ 5 mil.