Conheça a fotografia newborn que virou tendência entre as mães de Brusque
Ensaio tem como objetivo registrar os primeiros dias da vida do bebê
Registrar os primeiros dias dos filhos é um hábito antigo das mães. Porém, nos últimos anos, as fotos dos bebês têm ficado cada vez mais sofisticadas com a tendência do ensaio newborn, ou simplesmente, ensaio do recém-nascido.
Leia também: Youtubers de Brusque falam sobre experiência na produção de vídeos
Neste estilo, o bebê é fotografado dormindo, no máximo, até seu 15º dia de vida, em posições semelhantes a que ele ficava dentro do útero. É importante respeitar esse tempo já que depois dos 15 dias, as cólicas aumentam e o sono diminui, o que dificulta o trabalho do fotógrafo.
“Do quinto ao 15º dia do bebê é o período ideal para as fotos porque depois disso o bebê vai ganhando elasticidade, ficando mais firme e também não dorme mais com tanta frequência, acorda com facilidade”, destaca a fotógrafa Fernanda Boettger, que trabalha com newborn há cinco anos.
Este tipo de ensaio é bastante complexo e pode levar mais de duas horas para ser feito, já que é preciso respeitar o tempo do bebê. “O ensaio pode chegar a até quatro horas, no máximo, pois tem que seguir o ritmo do bebê. O que mais demora é fazer o bebê dormir e posicioná-lo perfeitamente. O clique é o mais rápido”, explica a fotógrafa Milena Montagnoli Wentz, que trabalha com ensaio newborn em Brusque há dois anos.
Para que o bebê consiga dormir profundamente durante o ensaio, todo o ambiente é preparado especialmente para proporcionar conforto à criança, com temperatura adequada, som ambiente e poucas pessoas na sala. Fotógrafa há 16 anos, Doli Tomiozzo explica que é preciso sempre pensar na higiene do local, principalmente em relação às mantas e roupas que são usadas no bebê. “Todas são lavadas com muito cuidado para que não cause nenhuma irritação na pele sensível do bebê. A temperatura do ambiente é um quesito muito importante. O estúdio é aquecido entre 27 a 29 graus para que o bebê não sinta frio”.
Para as mães que não se sentem confortáveis em ir até o estúdio, alguns profissionais também realizam o ensaio na casa do bebê. A fotógrafa Fernanda Boettger é uma delas. “Ensaio newborn eu faço somente na casa da cliente, porque o bebê está em um ambiente que conhece e fica mais tranquilo. Levo aquecedor, umidificador, tudo para deixar o recém-nascido confortável e o resultado ser o melhor possível”, diz.
Há dois anos, a pequena Clara protagonizou um ensaio newborn. A mãe da menina, Roberta dos Santos Wandrey, diz que decidiu fazer as fotos na época porque era uma novidade e não se arrepende. “É uma lembrança linda. Saiu cada foto maravilhosa, é uma lembrança de um período muito bonito da vida da minha filha. Eu fiz o álbum com as fotos e de vez em quando eu olho para matar as saudades. Se pudesse, com certeza repetiria, é uma experiência muito legal”, diz.
Fotos com segurança
O ensaio newborn também deve levar em conta a segurança do bebê. É preciso que o fotógrafo conheça e entenda a estrutura do recém-nascido para que não haja o risco de machucá-lo durante as poses. Geralmente, é o profissional que deixa o bebê na pose ideal para a foto, mas muitas vezes, elas também acontecem naturalmente. “Algumas poses acontecem de forma natural, pois os bebês vão se encolhendo assim que começamos a tirar a roupinha, como se ainda estivessem dentro da barriga da mãe. Já outras poses são necessárias eu posicionar, tentando ao máximo fazer uma pose natural e que os recém-nascidos se sintam confortáveis. Mas em nenhuma pose eu forço, segurança em primeiro lugar”, diz Doli.
Milena destaca que existem vários tipos de poses, por isso, trabalha sempre com um assistente para garantir a segurança do bebê. “Existem vários tipos de poses: mão no queixo, a do bumbum, do sapinho, do ninho. Existe um cuidado muito grande com a segurança do bebê, precisamos entender de fisiologia do recém-nascido. Existem poses que são a fusão de duas imagens, sempre prezando pela segurança e
responsabilidade”.
Produção elaborada
No ensaio newborn, o bebê é fotografado sem roupa e com alguns acessórios. Todo o processo de produção é feito pelos profissionais, que levam muito em conta o estilo dos pais do bebê. A fotógrafa Doli destaca que a maioria a deixa livre para conduzir o ensaio. “Sempre penso no estilo de cada mãe, tem mães que gostam do mais básico, mais clean, sem muitos acessórios e com poucas cores. Outras preferem cenários mais coloridos e elaborados, então tento fazer sempre o que a mamãe mais gosta”.
A fotógrafa Milena ressalta que o elemento principal neste ensaio é o bebê, por isso, suas fotos seguem um estilo mais limpo. “Nunca ocorreu de uma mãe pedir um tema específico para mim em um ensaio de newborn. Geralmente, o meu estilo é uma fotografia mais limpa, clean, orgânica. Não gosto muito de cores fortes e elementos chamativos, pois acho que tira o foco principal que é o bebê”.
Como realiza os ensaios sempre na casa do bebê, a fotógrafa Fernanda utiliza muito objetos que tem significado especial para a família para complementar a foto. “Geralmente, os pais pedem para utilizar alguma coisa que é do bebê mesmo. Uma roupinha, um ursinho. É muito legal usar porque fica com o sentimento, com a cara da família”.