Uma cerveja com sabor refrescante e diferenciado, mas com baixa caloria. Essa é a Fruit Bier, a nova cerveja sem álcool lançada pela brusquense Zehn Bier, que une o útil ao agradável ao trazer uma bebida mais saudável, mas que também é saborosa e agrada o paladar de muitos cervejeiros e amantes desta bebida.
Com uma receita minuciosamente elaborada, a Fruit Bier é primeira cerveja sem álcool da marca. A bebida fermentada contém no máximo 0,5% de teor alcoólico, que atende a legislação brasileira.
Feita artesanalmente, a Fruit Bier traz o sabor e aroma do maracujá. De acordo com Fernando Oliveira, diretor-proprietário da Zehn Bier, a escolha desta fruta foi estratégica pela alta aceitação no mercado.
Entretanto, o maior desafio da cervejaria foi apresentar uma bebida refrescante e saborosa, mas que não se parecesse com uma cerveja sem álcool comum. Ou seja, sem o conhecido gosto de mosto, resultado do cozimento do malte, o qual é adocicado e enjoativo, comum em bebidas do tipo.
“Fizemos um grande trabalho para desenvolver essa cerveja sem álcool, muito procurada pelos adeptos de produtos mais saudáveis. Muitos não gostam do consumo de álcool, que retém líquido no organismo. Além disso, tem também aqueles que precisam dirigir e não gostam de beber refrigerantes, pelo alto teor de açúcar e calorias. Então, a nossa Fruit Bier veio para unir o útil ao agradável: é uma bebida light e que pode ser consumida pelo motorista da vez”, explica.
Para desenvolver a fórmula, a Zehn Bier colaborou com especialistas da Agrária Malte, uma cooperativa localizada em Guarapuava, no Paraná.
“O nosso cervejeiro foi até lá e criou um produto, que não foi aprovado, estudou mais e fez outro, também não aprovado. Após isso, com uma fórmula totalmente dele, foi elaborada a nossa Fruit Bier. Não queríamos lançar um produto como a maioria no mercado. Essa persistência fez a gente chegar ao resultado final”, detalha.
A expectativa da cervejaria foi cumprida: a Fruit Bier vem conquistando uma excelente aceitação e recebendo feedbacks extremamente positivos.
“É incrível a aceitação que estamos tendo. Normalmente, há um conceito de que a cerveja sem álcool tem um gosto de mosto. Já a nossa não tem isso e ficou muito refrescante, o que faz as pessoas querer continuar bebendo. Quem experimentou diz que é difícil acreditar que ela não contém álcool, são muitos elogios”, ressalta.
Zehn Bier na Fenarreco
A Fruit Bier estará presente com o estande da cervejaria Zehn Bier na 36ª Fenarreco, a Festa Nacional do Marreco. O evento ocorre desta quinta-feira, 5, até 15 de outubro, no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof.
Na festa, a novidade promete ser a bebida procurada principalmente pelos “motoristas da vez”. “Quando colocamos a Fruit Bier no copo, se eu não te falar que ela é sem álcool, você não vai perceber que é sem álcool. O sabor é diferenciado e, com certeza, quem pedir uma vez pedirá uma segunda”, ressalta Fernando.
A proposta da Zehn Bier é proporcionar essa nova experiência ao público, que poderá experimentar e conhecer o lançamento. “Existe um preconceito e a gente quer que o maior número de pessoas possível aprecie essa cerveja, inclusive aqueles que não gosta das sem álcool, que devem se surpreender”, adianta.
Além da Fruit Bier, a Zehn Bier levará o chope Pilsen, Ipa, Weizen, de vinho e Red Ale para 36ª Fenarreco. “É uma expectativa muito boa, pois a Fenarreco tem tudo para ser uma grande festa neste ano”, completa.
Em long neck
A Fruit Bier também está disponível em long neck e as garrafas já estão sendo vendidas em mercados da região.
Agora, quem quiser beber o chope da Fruit Bier, pode aproveitar no estande da Zehn Bier na Fenarreco. Ele também está disponível na loja em Brusque, na rua Benjamin Constant, no bairro São Luiz. No local, também é possível comprar a cerveja, tanto na unidade quanto em caixas.
20 anos de tradição
A cervejaria Zehn Bier foi fundada em 2003, em Brusque, por um apaixonado pela cerveja: Hylário Zen. Fernando explica que a ideia veio das diversas viagens de Hylário para a Alemanha, onde participava de feiras de metalmecânica.
“Lá, ele tinha contato com boas cervejas. Mas quando chegava ao Brasil, Hylário não encontrava a bebida artesanal, só as industrializadas, que hoje a maioria utiliza até 45% de milho na composição. O sabor é outro. Então, ele resolveu produzir uma cerveja para ele”, conta.
Hylario comprou uma panelinha de 100 litros, fermentadores e trouxe o mestre-cervejeiro Curt Zastrow para Brusque. Deu certo e a bebida ficou ótima. “Com isso, ele começou a chamar os amigos e todo mundo começou a gostar da cerveja e passaram a apreciá-la. Por ser um produto natural, também não pesava tanto no dia seguinte”, continua.
Com o sucesso, Hylário começou a produzir cervejas industrialmente. O nome ZeHn vem do sobrenome Zen e o H vem de Hylário. Além disso, a palavra se pronuncia “TZEHN”, que em alemão significa o número 10.
Hoje, o empreendimento é dirigido por Fernando, que adquiriu a marca em 2015. Ele destaca que a fabricação do chopp e das cervejas Zehn Bier seguem as tradições germânicas e respeitam a lei de pureza alemã de 1516 (Reinheitsgebot) que instituiu que a cerveja deve ter apenas quatro ingredientes como matéria-prima: malte de cevada, lúpulo, fermento e água.
“A cervejaria Zehn Bier tem história. Começou aqui, onde fica a sede, e continua no mesmo lugar. Tem tradição e é conhecida pelo Brasil inteiro”, finaliza.